Publicado 20/07/2025 15:40
Rio - O Colégio Pedro II aprovou, por unanimidade, a renomeação do prédio da reitoria, em São Cristóvão, para "Pavilhão Lincoln Bicalho Roque", em homenagem ao ex-aluno assassinado por agentes da ditadura militar, em 1973. A decisão foi tomada durante sessão do Conselho Superior como parte de um conjunto de medidas voltadas ao resgate da memória institucional e à reparação de injustiças históricas. O local havia sido batizado com o nome do almirante Augusto Rademaker (1905-1985).
PublicidadeA secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio, Tatiana Roque, filha de Lincoln, que era ligado ao Partico Comunista, comemorou a decisão. "Esse gesto simbólico tem um peso imenso. É parte de um esforço coletivo por memória, verdade e justiça dentro das instituições públicas de ensino. Que esse reconhecimento nos lembre, todos os dias, da importância de defender a democracia, a liberdade e a dignidade humana", escreveu, nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
As medidas foram impulsionadas por um projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes do Campus São Cristóvão III, que pesquisou o envolvimento da tradição escola federal com o regime, documentando a trajetória de ex-alunos perseguidos e mortos.
A reunião também revogou diversos títulos concedidos às autoridades envolvidas com o governo autoritário.
A sessão contou com a participação de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, familiares de vítimas, além de servidores e estudantes.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.