Gabriel Endson mora em Porto, PortugalArquivo Pessoal
Publicado 27/07/2025 06:00
Rio - Nos últimos meses viralizou nas redes sociais vídeos de brasileiros que viajam ou moram em Portugal chamando o país europeu de Guiana Brasileira. Com mapas alterados, nomes inventados para cidades portuguesas e até bandeira nova (com o lema "Ordem e Bacalhau"), o meme virou febre e reacendeu aquela mistura de orgulho, deboche e caos criativo que só o Brasil sabe fazer online.
Publicidade
A treta internacional começou no início deste ano, quando o Barcelona anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth usando a expressão “fala, galera!”. Só que o pessoal de Portugal não curtiu muito o jeitinho brasileiro na legenda e começou a reclamar.
Foi o suficiente pra internet brasileira fazer o que sabe melhor: responder com meme e zoeira. A ideia era simples: se Portugal se incomoda com a brasileirada, então agora Portugal é Brasil também. E assim nasceu a lendária Guiana Brasileira.
O mestrando em design gráfico, Gabriel Endson, é brasileiro e já mora em Portugal há quase um ano. Apesar dos memes e provocação, o jovem destaca que a relação entre as duas nações é bem amistosa no dia a dia.
"Na minha vivencia, até hoje não sofri nenhum preconceito. Existem costumes deles que não estamos acostumados. Porém, vivendo aqui já entendo a rotina como algo normalizada e a relação entre brasileiros e portugueses que vejo é bem de boa. As principais zoeiras que acontecem são as diferenças da língua ou das gírias q temos, palavras diferentes e coisas do tipo. O meme da Guiana Brasileira pegou eles legal, os portugueses ao meu redor lidaram de boa, mas ouvi relatos de que a muitos não curtiram a brincadeira", explicou o brasileiro.
Apesar da brincadeira, muita gente apontou que o meme tem uma camada mais profunda: ele escancara a tensão cultural entre brasileiros e portugueses, especialmente com o crescimento da comunidade brasileira em Portugal. Enquanto muita gente entrou na zoeira, nem todo mundo levou na esportiva. A influenciadora portuguesa Nokas chegou a se manifestar protestando contra esse meme.
"Primeiro os brasileiros começaram com os memes de que roubamos o ouro deles, depois ficaram falando do nosso sotaque chamando de português arcaico e ultrapassado, agora vieram com essa da Guiana Brasileira. Os brasileiros têm criatividade nos memes, mas têm que respeitar Portugal", disse a influenciadora portuguesa Inês Silva, mais conhecida como Nokas Galaxy, na Europa.
Como tudo na internet, o meme pode até perder força com o tempo, mas enquanto houver um brasileiro morando em Lisboa, vai ter alguém dizendo: Rio de Fevereiro, Recife de Lisboa, Pernambuco em Pé, Salvador do Norte, Faixa de Gajos e Mato Grosso do Norte.
Leia mais