Publicado 30/07/2025 08:29
Rio - Uma importante medida em defesa da preservação ambiental da cidade virou lei nesta terça-feira (29): o tombamento, para fins de proteção permanente, do conjunto arbóreo da Rua Santa Clara, em Copacabana. A iniciativa reconhece o valor paisagístico, histórico e ecológico da alameda de oitis, espécie de árvore, que se estende por toda a via.
PublicidadePlantadas no início da década de 1930, ainda durante o processo de urbanização do bairro, as árvores da Rua Santa Clara formam um dos mais belos e simbólicos corredores verdes da Zona Sul. A nova lei determina que o conjunto arbóreo seja oficialmente registrado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural como bem tombado e obriga a fiscalização contínua por parte dos órgãos competentes, com inspeções periódicas para garantir a saúde e a integridade das árvores.
Com o tombamento, o objetivo é impedir a descaracterização da paisagem e promover ações efetivas de conservação e recuperação do espaço.
"Estamos protegendo um patrimônio vivo da cidade. A Santa Clara é mais do que uma rua de Copacabana, é um símbolo de um modelo de urbanização que respeita a natureza e precisa ser valorizado", destaca o vereador Carlo Caiado (PSD), autor da lei e presidente da Câmara.
A promulgação foi publicada, nesta terça-feira, no Diário da Câmara Municipal.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.