Publicado 30/07/2025 10:13
Rio – Uma operação de fiscalização no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, resultou na interdição de 13 veículos de transporte particular, sendo nove de motoristas de aplicativo e quatro táxis. A ação aconteceu nesta terça-feira (29).
PublicidadeEntre as infrações identificadas pelos agentes, estavam o uso de pneus carecas, ausência de inspeção veicular obrigatória, licenciamento vencido desde 2022 e danos estruturais, como paralamas quebrados com partes cortantes expostas. Um dos taxistas ainda foi flagrado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
As autoridades também encontraram falhas nas balanças de pesagens das bagagens. Duas delas apresentaram erros superiores ao limite permitido por lei, com variações de até 850 g acima do tolerável.
De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, essa discrepância pode causar prejuízos aos passageiros. "Se a balança está desregulada, o consumidor pode acabar pagando taxas extras injustamente. A ação é em local estratégico visto que o turismo é uma atividade econômica vital para o Rio de Janeiro", disse.
Os fiscais ainda autuaram sete restaurantes no aeroporto por problemas como pisos e ralos quebrados, além de ferrugem em prateleiras de freezers. Estabelecimentos também foram flagrados sem cartazes obrigatórios, como o da disponibilidade de água potável gratuita, a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores e os canais de denúncia à violência contra a mulher.
As ações foram conduzidas pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), Procon-RJ, Detran e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.