Publicado 31/07/2025 14:14
Rio - A Prefeitura do Rio autorizou a circulação de táxis intermunicipais nas faixas exclusivas da pista central da Avenida Brasil. A medida, prevista em decreto publicado nesta quinta-feira (31), depende de cadastro prévio dos motoristas pelas prefeituras de origem junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
PublicidadeAssim como já ocorre com os táxis do município do Rio, o tráfego dos intermunicipais será permitido na faixa central exclusiva - a segunda da esquerda, conforme o sentido da via - em dias úteis, nos horários de restrição: das 5h às 10h e das 16h às 20h. Os trechos liberados vão do Trevo das Margaridas ao Viaduto da Treliça, no sentido Centro, e da Rua Carlos Seidl até a estação Vigário Geral do BRT Transbrasil, sentido Deodoro.
Para obter a autorização, as prefeituras dos municípios devem enviar à SMTR, por meio de ofício, uma lista com os dados completos dos veículos e dos motoristas. O cadastro tem validade de 12 meses e pode ser atualizado ou renovado a qualquer momento. A secretaria será responsável pela análise e aprovação dos pedidos. Após a autorização, os dados serão repassados à CET-Rio, que incluirá os veículos no sistema de monitoramento eletrônico da faixa exclusiva.
Táxis não cadastrados estarão proibidos de circular na faixa e estarão sujeitos a multa, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. A SMTR publicará, nos próximos dias, uma resolução para regulamentar o decreto e detalhar as normas de cadastramento.
Para o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ), a medida representa um gesto de reciprocidade por parte da prefeitura. "Da mesma forma que os táxis do município do Rio circulam em faixas exclusivas de outros municípios, é justo que os táxis intermunicipais também tenham essa possibilidade aqui, desde que respeitada a regulamentação do sistema", diz o sindicato.
Confira a nota da SMTR na íntegra:
"O STAMRJ vê de forma positiva e responsável a iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro ao autorizar a circulação dos táxis intermunicipais na faixa exclusiva da pista central da Avenida Brasil.
Entendemos que essa medida representa um gesto de reciprocidade, algo que sempre defendemos. Da mesma forma que os táxis do município do Rio circulam em faixas exclusivas de outros municípios, é justo que os táxis intermunicipais também tenham essa possibilidade aqui, desde que respeitada a regulamentação do sistema.
Parabenizamos o prefeito Eduardo Paes pela sensibilidade com a categoria e esperamos que outras prefeituras também adotem esse tipo de postura, permitindo uma circulação mais ágil, segura e integrada dos táxis legalizados em toda a Região Metropolitana."
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.