Material apreendido durante operação contra roubo de veículos na Zona NorteReginaldo Pimenta/Agência O DIA
Publicado 12/08/2025 07:11
Rio - A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (12), uma operação contra roubos de veículos na comunidade do Gogó de Guadalupe, na Zona Norte. As investigações identificaram uma rede de criminosos ligada à facção Comando Vermelho que pratica os assaltos e se esconde na localidade. Ao todo, quatro homens foram presos além de um adolescente apreendido. Na ação, os agentes também encontraram um ponto de desmanche de veículos, onde recuperaram 20 automóveis.
Publicidade
Dentre os detidos está um dos alvos, considerando o principal cortador de peças do CV, Lucas Emanuel da Silva Claudino, conhecido como Natureza. Os outros três são Breno Henrique da Silva Toledo, Yasmin Cristina Barreto da Silva e Roberto Rodrigo Macedo Souza. O adolescente não teve a identidade divulgada. Além disso, as equipes também apreenderam carregadores de fuzis e mais de 10 quilos de drogas.

A operação foi da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-Cap) e conta com apoio das unidades da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), das demais delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
A reportagem não conseguiu localizar a defesa dos envolvidos. O espaço está aberto para eventuais manifestações.
Operação Torniquete

A medida faz parte da segunda fase da "Operação Torniquete", que atua para reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade.

Desde setembro de 2024, já são mais de 590 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.
Leia mais