Publicado 17/08/2025 17:01
Rio - O Passeio Público, parque histórico no Centro do Rio, recebeu neste domingo (17) a primeira edição do Samba do Passeio, evento gratuito que reuniu música, cultura e lazer em um dos cenários mais tradicionais da cidade.
PublicidadeDurante a manhã e tarde de sol, bem no estilo carioca, famílias ocuparam os jardins do parque, levando crianças, bicicletas e até animais de estimação para aproveitar o dia. A música ficou por conta do grupo Samba de Ponta, que deu o tom, compasso e batuque desse novo espaço que tem passado por revitalizações. Expositores, praça de alimentação e uma área kids completaram o evento, transformando o espaço em um verdadeiro ponto de encontro de gerações.
A publicitária Luiza Silva, de 28 anos, mora na Glória, na Zona Sul, e, por causa da proximidade com o Passeio Público, conta que passou a infância frequentando o local. Com o tempo, porém, e devido à depredação do espaço, ela acabou se distanciando. Com a proposta de revitalização, acredita que voltará a frequentá-lo com mais frequência.
"Vim hoje pela roda de samba e trouxe minha família também. Foi uma experiência muito agradável, e o dia ensolarado ajudou ainda mais. Fiquei esperançosa de voltar a frequentar o espaço", disse em entrevista ao DIA.
"Vim hoje pela roda de samba e trouxe minha família também. Foi uma experiência muito agradável, e o dia ensolarado ajudou ainda mais. Fiquei esperançosa de voltar a frequentar o espaço", disse em entrevista ao DIA.
Entre os frequentadores também estava o prefeito Eduardo Paes, que circulou pelo evento, conversou e cumprimentou visitantes e, em clima descontraído, chegou a saborear um prato de rabada. Ele também passou pela Feira da Glória, que fica localizada ao lado do Passeio Público. Em suas redes sociais, Paes compartilhou fotos desse momento. "E para encerrar o domingo um giro pela incrível Feira da Glória, reformulada pelo grande subprefeito Alberto Szafran, e pela nova feira do Passeio Público! Imperdível!"
A iniciativa faz parte do movimento de reocupação dos espaços públicos da região, como a Praça Paris e a Feira da Glória, e tem como objetivo revitalizar o Passeio Público. Avaliado por moradores e pedestres como um local até então abandonado e perigoso, o espaço agora busca retomar seu protagonismo como símbolo histórico e cultural da cidade.
Feira cultural
A ideia dos organizadores é que o evento continue a ser realizado no Passeio Público com uma programação mensal, mas com estilos musicais diferentes, para atrair novos públicos, de acordo com o gestor cultural e um dos criadores do Casa de Cultura Urbana, Martin Martins.
"Além do Samba do Passeio, que vai ser quinzenal ou mensal, que a gente possa fazer um jazz, um evento de brasilidades, que é a nossa especialidade, rock nacional. Um evento voltado para as crianças, estamos pensando em fazer um festival kids. Temos um projeto voltado ao parque, e o Samba do Passeio é um desses projetos", explicou o produtor cultural Rodrigo Ribeiro, do grupo Casa de Cultura Urbana.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.