Publicado 30/08/2025 14:32 | Atualizado 31/08/2025 10:46
Rio - Um casamento comunitário agitou a Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio, na manhã deste sábado (30), em cerimônia marcada por muita emoção, alegria e juras de amor entre os 33 casais que oficializaram a união.
PublicidadeO evento fez parte de uma ação social promovida pelo Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), por meio do programa Justiça Itinerante, voltada à pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa ofereceu gratuitamente o casamento civil, além de outros serviços de cidadania.
As cerimônias foram conduzidas pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora da Justiça Itinerante. Os casais participantes estavam habilitados pelo programa "RJ + Casamento", que oferece acesso ao casamento civil de graça para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Todos os casais já haviam sido pré-selecionados após a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentação da documentação necessária, como a certidão de nascimento original, emitida nos últimos seis meses.
Além da oficialização das uniões, diversos órgãos públicos e instituições parceiras ofereceram serviços como: emissão de RG (primeira e segunda vias), orientação jurídica, emissão de carteira de trabalho digital, assistência com benefícios sociais, vagas de emprego, atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicose, e orientações sobre alimentação e saúde.
Também foram disponibilizados atendimentos de barbeiro, maquiagem, designer de sobrancelhas, limpeza de pele, trancistas, auriculoterapia e distribuição de água potável pela Cedae.
'Só bênção na nossa vida'
A cerimônia marcou o casamento do inspetor escolar Vitor Hugo Souza Lima, de 51 anos, e a técnica de enfermagem Glória Regina, 55. Moradores de Mesquita, Região Metropolitana, eles contaram ao DIA que estavam namorando há 20 anos, quando viram de formalizar a união.
"O evento foi maravilhoso, mais do que eu esperava. Tem um tempo que a gente vem tentando, e era um pouco burocrático, e não conseguíamos. Então, conseguimos realizar esse sonho. Foi maravilhoso. Parabéns a todos os organizadores do evento. Deu tudo certo", explicou Vitor Hugo.
Glória também elogiou o evento. "Só foi bênção na nossa vida. Estou me sentindo realizada. São 20 anos que a gente vem tentando fazer essa cerimônia, nunca dava, e esse evento surpreendeu a gente de uma maneira muito gratificante. Estou muito feliz", contou.
* Reportagem da estagiária Maria Clara Corrêa, sob supervisão de Raphael Perucci, e de Gabriel Salotti
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.