Largadas aconteceram na Praia do Leme e no Forte de CopacabanaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 31/08/2025 14:14
Rio – Cerca de 1600 nadadores compareceram à Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo (31), para a Travessia de Copa, segunda etapa do Circuito Aqua, o maior circuito de travessias aquáticas do Brasil. As areias ficaram lotadas de pessoas que participaram e acompanharam o evento.
Publicidade
A competição ofereceu duas distâncias: 1,5 km e 3,8 km, com tempo limite de prova de 2h30min, nas categorias masculina e feminina.
A prova de 1,5 km largou da Praia do Leme, altura da Praça Almirante Júlio de Noronha, às 8h45. Já a travessia de 3,8 km começou às 9h no Forte de Copacabana, altura do Posto 6, com chegada no Leme.
Um dos participantes do circuito foi o freelancer e produtor de conteúdos de educação Jerry Fernandes. Ele completou 54 anos neste domingo e celebrou em grande estilo, fazendo a distância de 1,5 km. Nadador experiente, o morador de Juiz de Fora (MG) classificou o mar de Copacabana como "imprevisível".
"Eu já tenho algumas experiências aqui em Copacabana, porque eu sempre venho nas edições do Rei e Rainha do Mar. Teve outras competições que eu já participei. Deste evento, é a primeira vez. Costumo dizer que Copacabana, o mar é sempre uma surpresa. Cada vez que eu venho aqui, ele está de um jeito desafiador", contou.
O freelancer também destacou a atuação dos bombeiros na ajuda aos competidores. "Hoje, foi uma das provas mais desafiadoras, talvez por ser aqui no Leme. O mar estava muito alto, muito mexido. Isso ficou evidente pelo auxílio dos salva-vidas, em auxiliar não só a mim, mas a todos os atletas em adentrar na água e sair também. Inclusive, gostaria de dar um destaque enorme a eles, que foram magníficos comigo, tanto na entrada quanto na saída", afirmou.
Jerry tem paralisia desde os 3 anos. No entanto, ele ressalta que a deficiência nunca o impediu de fazer nada. "Graças a Deus, eu tive muito incentivo para poder ter uma vida profissional, pessoal e na área esportiva, como eu gosto muito de nadar, nunca foi um problema."
Agora, ele já começará a preparação para as próximas provas de outros eventos, "Eu tenho uma outra agenda até o final do ano de mais três travessias, sendo duas delas aqui mesmo no Rio", explicou.
A tabela com os tempos e a lista completa dos vencedores serão divulgadas no site oficial do evento.
Sobre o circuito
O Circuito Aqua reúne mais de 10 mil nadadores em suas etapas, disputadas nos principais destinos de praticantes do esporte em águas abertas. A primeira prova de 2025 aconteceu na Praia de Juquehy, em São Sebastião, São Paulo, em 5 de maio, enquanto a próxima será na Barra do Sahy, também em São Sebastião.
Em 2015, pela primeira vez, foram realizadas etapas do circuito fora do estado paulista. Desde então, a Praia de Copacabana recebe o evento anualmente.
Leia mais