Posto do Riocard Mais no subsolo da Central do Brasil tem longas filasÉrica Martin / Agência O Dia
Publicado 04/09/2025 17:02 | Atualizado 05/09/2025 14:16
Rio - Um mês após a troca no sistema de bilhetagem digital em transportes municipais, passageiros ainda enfrentam problemas para conseguir o reembolso de valores do cartão Riocard Mais. Nesta quinta-feira (4), quem precisou resgatar as passagens encontrou longas filas no posto de atendimento na Central do Brasil, no Centro. 
Publicidade
Ao DIA, a atendente de padaria Jéssica, de 26 anos, reclamou sobre a falta de clareza das informações na hora do atendimento. Ela, que tem mais de R$ 2.000 em passagem no cartão Riocard Mais, precisa resgatar o valor, mas não teve sucesso pela segunda vez.
"Na primeira vez, peguei uma fila imensa, devolvi o cartão, mas implicaram com a falta do carimbo com o CNPJ da empresa. Voltei, pedi o carimbo, colocaram no documento e agora eles estão dizendo que o meu nome está como se eu mesma tivesse feito a declaração no papel, não minha patroa... como se eu tivesse falsificado. Falei com a minha patroa e ela disse que foi a contabilidade que mandou a declaração desse jeito. Está com o meu nome direitinho e está com a assinatura do responsável", contou.
Diferentemente de Jéssica, Felipe dos Santos, de 21 anos, conseguiu resolver o problema. Na mesma agência, o jovem solicitou o cartão vinculado à empresa em que trabalha. "Consegui ser atendido e daqui a sete dias eu venho pegar o cartão Riocard Mais empresarial", celebrou.
A Riocard Mais informa que promoveu mudanças no atendimento em suas lojas para tornar mais ágil o processamento das solicitações de reembolso dos cartões Vale-transporte e Expresso:

1. Mais rapidez
O cliente precisa ir apenas uma vez a uma loja da Riocard Mais solicitar o resgate de créditos. O pedido pode ser feito apenas em uma etapa, caso a documentação esteja correta. Ao chegar a uma loja, será atendido por um funcionário ou poderá deixar os documentos, recebendo um protocolo para acompanhar o status da solicitação pelos canais de atendimento.

2. Reforço na equipe
O número de atendentes nas lojas foi ampliado para acelerar o recebimento dos pedidos de reembolso. Os funcionários estão abordando os clientes nas filas para esclarecer dúvidas e orientar sobre os passos necessários para realizar o pedido de reembolso.

3. Horário ampliado
As três lojas com maior movimento para as solicitações de reembolso estão com novo horário de atendimento, das 7h às 17h: Carioca, Central e Campo Grande.

4. Prazo de pagamento
O prazo para o resgate de créditos acontece em 5 dias úteis para quem tem valores a receber até R$ 2 mil e até 7 dias úteis para valores superiores. Os prazos valem para os clientes que não tenham inconsistências na documentação. Caso isso ocorra, a Riocard Mais entra em contato.

A Riocard Mais ressalta que os créditos dos cartões Riocard Mais não expiram e podem ser utilizados em todos os transportes intermunicipais (ônibus, vans, barcas, metrô e trens), além da operação do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) no sistema municipal (ônibus, BRT e VLT) da cidade do Rio.
Atendimento do Jaé é elogiado
Já no posto do Jaé da Cidade Nova, também no Centro, os passageiros elogiaram o atendimento dos funcionários e saíram satisfeitos. A enfermeira Flávia Vieira, de 40 anos, solicitou o cartão por meio do aplicativo e fez a retirada.
"Foi muito tranquilo adquirir o cartão Jaé, pelo aplicativo tive muita facilidade e na retirada também. Eu me cadastrei pelo aplicativo e pedi para retirar aqui. Estou satisfeita, o cartão veio no prazo certinho... Já desbloqueei, está pronto para uso", disse.
Para Felipe Fernandes, de 37 anos, o atendimento foi ágil. "Hoje eu vim buscar o cartão gratuidade do meu filho, que é autista. Foi bem rápido. A gente pegou a senha e também foi atendido rápido no balcão. Trouxe o RG dele, a atendente fez a busca e achou rapidinho o cartão dele. Estou muito satisfeito", afirmou.
Tia e sobrinha, enquanto Camila Souza, de 31 anos, foi retirar o cartão gratuidade do filho, que também está no espectro autista, Celi Cândida, de 65 anos, aproveitou para solicitar seu próprio benefício. "O atendimento foi ótimo, excelente. Agora tenho que buscar o cartão a partir do dia 22", contou Celi. "O atendimento foi foi bem rápido. Já estou saindo com o Jaé do meu filho na mão", complementou Camila.
Os usuários que precisarem de atendimento referente aos cartões Jaé podem entrar em contato com a central de ajuda do sistema de bilhetagem digital, ou se dirigiram a um dos postos de atendimentos, cujos endereços também estão disponibilizados no site do Jaé.
*Colaborou: Érica Martin
Leia mais