Idosa com lesão em estado de necrose na perna foi encontrada no asiloDivulgação/Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida
Publicado 10/09/2025 10:52
Rio - Uma operação encontrou, nesta quarta-feira (10), 18 idosos vivendo em condições precárias em um asilo clandestino. O estabelecimento funcionava sem licença, na Rua dos Apóstolos, em Inhoaíba, na Zona Oeste, e acabou interditado. As vítimas acolhidas no local têm idades entre 60 e 80 anos e uma delas apresentou uma lesão na perna em estado de necrose. 
Publicidade
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), junto da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira idade (Deapti) e das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), de Saúde (SMS) e do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio). A força-tarefa fez uma vistoria técnica e analisou itens como infraestrutura, condições sanitárias, documentação legal, atendimento à saúde e a qualidade do acolhimento prestado.
Os agentes descobriram que o asilo funcionava sem licença sanitária ou documentação que atende a legisção de Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPI). O estabelecimento operava em uma casa de apenas um pavimento, com quatro quartos e não tinha identificação na fachada. Também não havia equipe de trabalho, como enfermeiros, médicos, nutricionistas e responsável técnico. O ambiente ainda estava desorganizado, com medicamentos estocados no mesmo armário dos alimentos.
A força-tarefa apontou condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e que não havia planejamento de refeições, com a preparação do almoço e jantar com aspecto desagradável. Além disso, no local estavam acolhidos idosos com sequelas de AVC, anêmicos, com abertura na barriga para urina, com lesão na face e desnutridos. Uma idosa apresentava lesão na perna em estado de necrose. Os familiares foram acionados para resgatar as vítimas.
Ao todo, a Operação Direito da Pessoa Idosa já fechou 16 asilos clandestinos desde janeiro. As denúncias relacionadas à segurança, bem-estar, negligência, maus-tratos a idosos e estabelecimentos irregulares podem ser feitas através da Central 1746 e pelo canal Rio Cuidadoso (21) 97533-8831. 
Leia mais