Publicado 16/09/2025 12:54
Considerado um dos maiores espaços de lazer da Zona Norte, o Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Méier, voltará a receber shows e peças a partir de novembro. Fechado desde janeiro deste ano para reformas, o local será reinaugurado com uma apresentação do cantor Diogo Nogueira, filho do sambista que dá nome ao lugar.
PublicidadeA notícia foi divulgada nas redes sociais da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), órgão do Governo do Estado que administra o espaço.
Outras estrelas da música como Elba Ramalho e Michael Sullivan também estarão na programação, assim como espetáculos de humor com o ator Rodrigo Sant’Anna e o promoter David Brazil. A venda de ingressos terá início na semana que antecede a abertura.
“O Imperator, tão simbólico para o Méier, vai retornar renovado e ainda mais preparado para receber o público com conforto e segurança. Acreditamos profundamente que a cultura e a arte têm o poder de transformar vidas”, afirma Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Para a produtora cultural Angela Nogueira, viúva de João Nogueira, a volta do espaço será muito importante para a região. “O quintal do Méier é o Imperator, eu nunca vi os moradores de algum bairro terem um carinho tão grande por um lugar. A população chega junto mesmo porque para eles é muito importante, por isso o espaço precisa ser ocupado.”
Localizado na Rua Dias da Cruz, 170, o Imperator é formado por um complexo com sala de exposição, cinema, bistrô, terraço para eventos, além da sala de espetáculos. Nos últimos meses apenas o CineCarioca Méier e o espaço para mostras seguem funcionando.
As melhorias incluem reformas nos camarins, mudanças na iluminação, pintura e troca do sistema de som e ar-condicionado.
O show de Diogo Nogueira está marcado para o dia 3 de novembro, às 19h.
Histórico
O espaço cultural foi inaugurado em 1954 com o nome de Cine Imperator, sendo considerado na época o maior cinema da América Latina, com 2.400 lugares.
Em 1986, o local fechou após enfrentar problemas financeiros. Cinco anos mais tarde, em 1991, reabriu, dessa vez como casa de espetáculos, recebendo shows de grandes artistas até 2002 quando fechou novamente.
Em 2012, foi reinagurado como Centro Cultural João Nogueira, em homenagem ao cantor e compositor nascido e criado no Méier. O artista morreu em 2000.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.