Publicado 26/09/2025 15:31
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), no Catete, Zona Sul, inaugura, neste sábado (27), às 11h, uma exposição com as obras vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas – 2ª edição (2024).
PublicidadeA programação inclui uma visita com fotógrafos premiados e uma roda de conversa. Entre os convidados, estão Ypituna Pankaru (1º lugar na categoria individual) e Wenny Mirielle (1º lugar em série fotográfica), que se unem a Francisco Moreira da Costa, desde 1999 no CNFCP, e Ratão Diniz, conhecido pelo trabalho permanente em favelas e periferias. A mostra conta com apoio do Instituto Moreira Salles.
Às 12h30, o público poderá saborear, ainda, o Caruru de Cosme e Damião, que será vendido em frente à entrada lateral do espaço, em celebração ao dia dedicado aos santos.
No domingo (28), a partir das 14h, o programa é a pé, na rua. Trata-se da nova edição do "Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade". Conduzido pelo grafiteiro Airá Ocrespo e pelos integrantes do projeto "Roteiros Geográficos do Rio", o passeio convida a enxergar a cidade como extensão do museu: um espaço vivo, atravessado por memórias coletivas, grafites, murais e intervenções que expressam transformações sociais e culturais. A participação é gratuita, mas é necessário garantir a participação pelo Sympla.
A caminhada terá início no grafite criado por Airá Ocrespo, Marcelo Ment e ACME, integrante da exposição “Os objetos e suas narrativas”, no Museu de Folclore Edison Carneiro, e seguirá por pontos emblemáticos do Catete, Glória e Lapa.
Mais informações estão disponíveis no site da instituição.
O CNFCP/Iphan fica na Rua do Catete, 179.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.