Quiosques da Barra e Recreio terão um prazo para regularizar suas estruturas em área de restingaPedro Teixeira/Arquivo O DIA
Publicado 30/09/2025 15:03
Rio - Sessenta e sete quiosques da orla da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste, foram notificados para regularização ambiental em áreas de restinga. Os estabelecimentos terão um prazo para retirar excessos, recuperar e adequar suas estruturas não autorizadas sobre a vegetação. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), com o apoio da concessionária Orla Rio.
Publicidade
“Vamos dar a esses quiosqueiros um prazo e uma base de apoio para a regularização, trabalhando de forma organizada. Além de regularizar, vamos incentivar a adesão ao Programa Adote Rio, para que esses quiosqueiros adotem as áreas de restinga no entorno, garantindo a preservação da vegetação, e assim promover a bioeconomia na área de praia”, disse Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima.
Os quiosqueiros notificados receberam um prazo de regularização e terão acesso a uma base de apoio que será estabelecida na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla Marítima. Este ponto de atendimento estará disponível para auxiliar os concessionários em suas necessidades e dúvidas sobre o processo.
“Quando o operador respeita as regras e cuida do seu quiosque e do espaço no seu entorno automaticamente ele também cuida da orla e da cidade. Fazendo o certo multiplicamos excelentes experiências e também o impacto positivo”, afirmou João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Leia mais