Publicado 01/10/2025 09:56 | Atualizado 01/10/2025 10:04
Rio - A Academia Brasileira de Letras, no Centro, inaugurou a exposição gratuita “Entre África e Brasil: o acervo de Alberto da Costa e Silva”, que reúne livros, arquivos, imagens e objetos do historiador, diplomata e ex-integrante da ABL. Considerado o maior africanista brasileiro, ele morreu em 2023, aos 92 anos.
PublicidadeA mostra celebra os 20 anos da Biblioteca Rodolfo Garcia, que faz parte do complexo da Academia, inaugurada durante sua gestão como presidente da instituição.
A exposição vai até dezembro e conta, ainda, com documentos raros, como uma correspondência trocada com Manuel Bandeira. A curadoria é do acadêmico Arno Wehling.
As obras do acervo de Alberto da Costa e Silva exploram a história do Brasil e de Portugal, ajudando a compreender como o país foi construído por séculos de trabalho forçado de pessoas escravizadas. Destaca-se também um importante conjunto de produções dedicadas ao continente africano, abrangendo diversos aspectos, como a organização social, a cultura, os processos históricos e as manifestações religiosas dos diferentes povos que compõem a África.
A Biblioteca Rodolfo Garcia funciona de segunda a quinta-feira, das 11h às 17h30. A ABL fica na Avenida Presidente Wilson, 203, no Centro do Rio.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.