Publicado 03/10/2025 06:50
Rio - O motorista de um caminhão que transportava etanol ficou gravemente ferido depois do veículo tombar e pegar fogo, na descida da Serra das Araras, altura de Piraí, no Sul Fluminense, na noite desta quinta-feira (2). Até o início da noite desta sexta (3), a pista estava interditada, funcionando apenas a pista de subida, no sentido São Paulo, no esquema Pare-Siga. O congestionamento chega a 22 km no Rio, e 10 km em São Paulo.
PublicidadeO acidente aconteceu por volta das 23h50. Segundo a concessionária CCR RioSP, o caminhão tombou na pista sentido Rio, no km 228, da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O veículo estava carregado com 44 mil litros de etanol e, ao tombar, parte da carga caiu sob a via. Na sequência, ocorreu o incêndio.
Equipe de resgate e de tráfego da empresa atuaram no atendimento ao motorista e na orientação do tráfego para garantir a segurança no local do acidente.
Crismaldo dos Santos Soares, de 52 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, o paciente deu entrada com queimaduras de segundo e terceiro graus pelo corpo. Ele precisou passar por cirurgia de emergência devido as lesões e está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em estado grave.
Mesmo com fogo já extinto, o Corpo de Bombeiros avaliou no começo da manhã que ainda havia risco de explosão e novo foco de incêndio já que parte da carga não foi queimada.
Equipes específicas dos bombeiros e da Ambipar, empresa de gestão ambiental, realizaram o resfriamento do veículo e, por volta as 12h30, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) seguia no local para avaliar a melhor maneira de retirar o produto do veículo.
Após o término desse trabalho, a concessionária realizará o destombamento do caminhão.
Dano ao meio ambiente
O derramamento de combustível provocou focos de incêndio na vegetação às margens da via. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado e as equipes permanecem no local realizando o resfriamento e acompanhamento da situação.
A ocorrência mobilizou militares do Destacamento de Bombeiros de Piraí (3/22 DBM) e contou com apoio do 29º GBM (Paracambi), além de equipes especializadas do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).
Técnicos da empresa responsável pela carga e Inea também foram acionados para as medidas de transbordo e avaliação ambiental.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.