Publicado 07/10/2025 17:16 | Atualizado 07/10/2025 17:20
Rio - Um cachorro da raça pitbull matou a dentadas um poodle na manhã desta terça-feira (7), no Catete, na Zona Sul do Rio. De acordo com moradores, o animal vivia na rua sem focinheira e sem coleira, como determina a lei. Tutor do animal, o morador em situação de rua Vanmar Gonçalves Leal foi encaminhado à 9ª DP (Catete) por equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
PublicidadeAgentes da pasta, incluindo o secretário Luiz Ramos Filho, estiveram no bairro para procurar pelo pitbull, mas não o encontraram.
"Esse animal não pode ficar solto pelas ruas. Um animal feroz solto é uma ameaça. Nós vamos voltar ao bairro até encontrá-lo. Estamos também em contato com as autoridades policiais, para que o responsável seja punido. Se você passar por um animal feroz sem a focinheira, não pense duas vezes: acione a guarda municipal, a polícia ou entre em contato conosco pela central 1746", ressaltou o secretário.
Na delegacia, Vanmar foi autuado por omissão de cautela na guarda ou condução de animais. O caso gerou revolta entre os moradores da região por causa da brutalidade com a qual o poodle foi morto.
"A secretaria vem recebendo muitos relatos sobre pessoas em situação de rua que criam animais ferozes soltos como se fossem inofensivos. E também de tutores que insistem em andar com cães de raças agressivas sem as devidas precauções, sem focinheira e até mesmo sem a guia. Além de por em risco a vida de outros animais, um cão feroz solto sem focinheira põe em risco a vida das pessoas. É preciso haver, antes de tudo, um mínimo de bom senso. Os moradores de rua tem direito de ter animais, mas o direito de qualquer um não se sobrepõe ao direito do outro. Ninguém pode pôr em risco a vida de outras pessoas", concluiu Ramos Filho.
No Rio de Janeiro, a lei estadual determina que e cães da raça pitbull, bem como outras consideradas perigosas (fila, doberman, rottweiler), circulem com focinheira, guia e coleira em locais públicos. Além disso, os tutores desses animais precisam ter mais de 18 anos. Em nota, a Polícia Civil informou que o homem em situação de rua prestou depoimento e agentes realizam diligências para esclarecer os fatos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.