Publicado 12/10/2025 11:00
Rio - Uma multidão se reuniu na manhã deste domingo (12), no Cachambi, na Zona Norte, onde fica a Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para celebrar a padoreira do Brasil. Mesmo antes do início das missas, que começaram às 7h, centenas de cariocas já se reuniam na Rua Ferreira de Andrade, que recebeu um grande palco para as solenidades.
Awanyl Martins, à direita, celebra o dia de Nossa Senhora AparecidaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Além das missas ao longo do dia, a programação na Matriz, que promove a maior festa em homenagem à Nossa Senhora no Rio, incluiu bênção especial a idosos, batismos, procissão motociclística e a chegada da imagem de Nossa Senhora, vinda de Copacabana, em carro do Corpo de Bombeiros.
Outro ponto alto foi a presença do cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que celebrou uma missa, às 18h, antes da procissão de encerramento. Para acomodar a multidão, uma grande estrutura, com centenas de cadeiras de plástico, foi montada no lado de fora da igreja, desde cedo.
O aposentado Geraldo Costa, de 58 anos, marcou presença. Ele, que mora em Marechal Hermes, na Zona Norte, disse que a "oportunidade de amar e ser amado" é o que faz com que ele seja devoto de Nossa Senhora. "Sempre que possível costumo ir à Basílica Nacional, em São Paulo", contou.
Já o especialista em Tecnologia da Informação, Luiz Felipe Paes, de 52 anos, destacou que é "devoto dela desde de criança". Ele também contou que possui uma ligação com a santa envolvendo superação. 
"Nas horas que mais precisei ela sempre me ajudou. Quando minha família sofreu acidente de carro, ela me deu todas as forças para continuar minha caminhada", revelou.
O morador de Bangu disse que todos os anos vai reverenciar Nossa Senhora no dia 12 de outubro.
Rosangela da Cruz, de 59 anos, é moradora do Engenho Novo, na Zona Norte. Ela garantiu que está "sempre na primeira missa do dia da Nossa Rainha e Padroeira, a Mãe Aparecida!". Ela revelou uma história pessoal e alegou que é devota desde antes de nascer.
"Sou consagrada à Nossa Senhora desde o ventre da minha mãe. Ela tinha fator Rh negativo e perdeu um bebê por causa disso. Dois anos depois, ela engravidou de mim e todo primeiro sábado de cada mês ela e meu pai vinham à igreja, se confessavam, participavam da Santa Missa e rezavam para que eu nascesse. E graças à poderosa intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, eu nasci de parto normal, no dia 12 de fevereiro de 1966", contou.
"Minha fé e esperança são renovadas todos os dias, ao longo desses anos todos. Frequentemente estou aqui na Paróquia, renovando a minha gratidão por todos os milagres que Jesus já realizou na minha vida, graças à intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida!", completou.
Padre presta homenagem à Nossa Senhora AparecidaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
A tradicional Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, também preparou uma homenagem à Padroeira, com missa e a divulgação de uma mensagem de fé. .
"Nas águas do rio Paraíba, Deus manifestou Sua presença por meio de uma pequena imagem, para nos recordar que a fé dos simples move montanhas e revela milagres. Sob o manto azul de Nossa Senhora Aparecida, encontramos consolo em nossas dores, esperança nas provações e a certeza de que nunca caminhamos sozinhos. Que seu amor de Mãe e teu olhar misericordioso, alcance nossas famílias, nossas cidades e nossa nação, conduzindo-nos sempre a Aquele que é fonte de toda graça e salvação. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, intercede por nós e cobre-nos com teu manto de amor", publicou a igreja nas redes sociais.
Na Igreja Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, no Parque Leopoldina, em Bangu, na Zona Oeste, o dia também foi de festa, com intensa programação.
História 
A tradição da devoção à Nossa Senhora Aparecida começou em 1717, quando três pescadores do rio Paraíba do Sul encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição — primeiro o corpo e depois a cabeça. Em seguida, eles começaram a pescar uma grande quantidade de peixes, o que foi visto como um milagre.
Com o tempo, a devoção cresceu em todo o país, e relatos de outras graças alcançadas fortaleceram a fé popular. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. O dia 12 de outubro foi escolhido em homenagem à data em que a imagem foi encontrada, tornando-se feriado nacional.
Maior templo católico do Brasil
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Aparecida, começou a ser construída em 1955. Localizada na cidade de Aparecida do Norte (SP), ela substituiu a Basílica Velha, que já não comportava o grande número de fiéis.
Hoje é o maior templo católico do Brasil e o segundo do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O local recebeu a visita de diversos papas, incluindo João Paulo II, em 1980, Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013. A catedral é o principal centro de peregrinação católica do país, recebendo milhões de devotos todos os anos.
 
* Colaborou Reginaldo Pimenta