Publicado 22/10/2025 13:26
Rio – Quem passar pelo saguão de desembarque internacional do Aeroporto Tom Jobim (Rio Galeão) entre os dias 23 de outubro e 23 de novembro poderá conferir a exposição 'Existe Vida Após o Diagnóstico', que traz retratos e relatos de pessoas que convivem com o lúpus, uma doença autoimune crônica e ainda pouco compreendida pela sociedade.
PublicidadeCom entrada gratuita, a mostra é uma iniciativa do Instituto Lupus Care e será inaugurada nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, com uma apresentação da banda marcial dos Fuzileiros Navais.
A exposição convida passageiros e visitantes a conhecer histórias reais de força e resiliência, mostrando que é possível viver com qualidade e plenitude mesmo após o diagnóstico. “Queremos mostrar que o lúpus não define quem somos. Há vida plena e possibilidades após o diagnóstico”, explica Eliana Mendonça, presidente do instituto.
A mostra reúne fotos e relatos que ajudam a quebrar tabus, promovendo uma experiência que sensibiliza e inspira novas perspectivas no público. O projeto também busca chamar atenção para o que é exatamente a doença, que atinge milhares de brasileiros e pode causar inflamações em diferentes partes do corpo.
Celebridades como Selena Gomez, Lady Gaga, Toni Braxton, Halsey, Seal, Michael Jackson e Astrid Fontenelle já revelaram viver com o lúpus. Em 2018, Lady Gaga chegou a cancelar um show no Brasil por conta das crises, enquanto Selena Gomez precisou realizar um transplante de rim após complicações decorrentes da doença.
Sobre o lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do próprio corpo, podendo afetar pele, articulações, rins e outros órgãos. Apesar de ainda ser considerada rara, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ajudam a garantir uma vida normal e ativa.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.