Incêndio atingiu galpões de escolas de samba na Zona Portuária do RioÉrica Martin/Agência O Dia
Publicado 22/10/2025 17:08 | Atualizado 23/10/2025 11:05
Rio - Um incêndio destruiu barracões de escolas de samba da Série Ouro na Zona Portuária do Rio, na tarde desta quarta-feira (22). O imóvel, na Via Binário do Porto, nº 288, próximo à Roda Gigante, abrigava materiais para o Carnaval 2026 da Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos do Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Porto da Pedra. As duas últimas, felizmente, não foram afetadas.
Publicidade
Mais de 40 militares de seis unidades do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência desde às 15h49, com o emprego de 13 viaturas. Às 17h30 os socorristas entraram na fase de rescaldo do espaço. Não há registro de vítimas. A equipe técnica da Defesa Civil iniciará o trabalho de perícia no local para concluir a origem do incêndio.
Veja o vídeo:
Por conta do incêndio que atingiu o galpão na Via Binário do Porto, sentido Túnel Marcello Alencar, próximo à Roda Gigante, as seguintes vias precisaram ser interditadas: Rua Equador, no trecho entre a Rua Rivadávia Correa e a Professor Pereira Reis; e o Túnel Rio 450.
Prejuízos
A Unidos do Jacarezinho infirmou que o galpão abrigava as alegorias, adereços e fantasias da escola e, devido ao incêndio, não restou qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval. 

"Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos", lamentou a agremiação.
Um grupo de motoristas de aplicativo estava próximo ao local quando viu uma grande fumaça preta saindo pelas janelas dos galpões. Eles, então, se uniram e entraram no imóvel para ajudar a retirar alguns carros alegóricos que estavam no local.

"Vimos uma grande fumaça preta nesse galpão. Os motoristas de aplicativo ajudaram a tirar os carros alegóricos. As chamas se alastraram muito rápido, mas, graças a Deus, os bombeiros chegaram rapidamente. Acredito que dois ou três carros tenham pegado fogo", disse o motorista Elias Afonso, de 31 anos, ao DIA.
Até 2005, quando as escolas do Grupo Especial migraram para a Cidade do Samba, esses barracões eram utilizados pela Estação Primeira de Mangueira. Anos depois, o espaço passou a ser ocupado por Acadêmicos da Rocinha e Caprichosos de Pilares. Mais recentemente, abrigava os materiais da Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Porto da Pedra, que integram a Série Ouro. 
Leia mais