Publicado 22/10/2025 18:59 | Atualizado 22/10/2025 19:53
Rio - Um homem foi detido, na tarde desta quarta-feira (22), sob suspeita de integrar uma organização criminosa especializada em disseminar conteúdo com cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes na dark web, uma camada da internet onde é possível o usuário adotar um grau de anonimato maior. A prisão, realizada na casa do investigado, em Botafogo, na Zona Sul, foi resultado da Operação Miopia.
PublicidadeDe acordo com a Polícia Federal, agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) estiveram no imóvel para cumprir um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra o homem, que teria participação ativa em fóruns da dark web, frequentados por abusadores sexuais infantis do mundo todo. As investigações apontam ainda que ele publicava inúmeros conteúdos ilícitos, como fotos e vídeos, na mesma área virtual.
Durante as buscas, a equipe apreendeu oito computadores, quatro celulares e dezenas de mídias de armazenamento (HDs e SSDs). Os itens serão submetidos à perícia técnica criminal. A PF informou que as investigações seguem para o esclarecimento de todos os crimes cometidos pelo detido e a identificação de outros integrantes da organização criminosa.
O homem, que não teve a identidade revelada, vai responder pelos crimes de organização criminosa, produção, compartilhamento e armazenamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantojuvenil. Ele também é investigado por condutas relacionadas aos crimes de aliciamento de criança e estupro de vulnerável.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.