Armas e drogas foram apreendidas durante operação na comunidade do Barbante, na IlhaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 23/10/2025 08:35
Rio - A Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (23), uma operação na comunidade do Barbante, na Ilha do Governador, na Zona Norte. Dois suspeitos morreram, incluindo uma liderança do tráfico, e cinco foram presos.
Publicidade
Segundo a PM, agentes do 17º BPM (Ilha do Governador) se envolveram em um intenso confronto com dois homens, logo ao entrar na comunidade. Os suspeitos foram baleados, socorridos e encaminhados para uma unidade de saúde, mas não resistiram.
Um dos criminosos é conhecido como Matuê. De acordo com a corporação, ele seria um dos líderes do tráfico e responsável por roubos de veículos na região.
Durante o patrulhamento, cinco homens tentaram fugir, se escondendo na casa de um morador, mas foram detidos após negociação. A corporação já apreendeu quatro fuzis, uma granada, duas pistolas, carregadores e munições, drogas e um rádio comunicador.
O material foi levado para a 37ª DP (Ilha do Governador). 
PMs feridos em explosão
A operação desta quinta acontece um mês depois de policiais militares do 17º BPM ficarem feridos em uma explosão durante um patrulhamento na comunidade, controlada pelo Comando Vermelho. Os agentes foram atingidos por estilhaços de uma granada colocada embaixo de um cone em uma barricada.
"Essa operação de hoje [quinta] iniciou-se às 4h devido à ação que fizemos há cerca de um mês, onde as nossas equipes foram atacadas por granadas que estavam escondidas debaixo de cones sinalizadores. No momento em que uma viatura nossa esbarrou em um cone desses, veio a ferir os policiais. Diante disso, juntamente com a Subsecretaria de Inteligência (SSI), passamos a coletar dados sobre os marginais e iniciamos a operação de hoje", explicou o tenente-coronel Marcos André, comandante do 17º BPM.
A ação realizada no dia 19 de setembro terminou com um suspeito preso e na apreensão de uma pistola e de drogas.
*Colaboração de Reginaldo Pimenta
Leia mais