Três funcionárias terceirizadas e um homem foram presos em flagranteDivulgação
Publicado 27/10/2025 09:10
Rio - Três funcionárias terceirizadas da Escola Municipal Mário Faccini no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio, e um homem foram presos em flagrante por furto de alimentos de merendas e materiais de limpeza, na última sexta-feira (24). A Secretaria Municipal de Educação divulgou a informação nesta segunda-feira (27).
Publicidade

Segundo a SME, as envolvidas colocavam os produtos em sacos de lixo para simular o descarte, enquanto um vigilante de um condomínio vizinho recebia o material furtado na guarita.
Entre os itens furtados estavam alimentos como arroz, carne, cebola, cenoura, macarrão e tapioca, além de produtos de limpeza.

O secretário Renan Ferreirinha foi até a escola apurar a denúncia e acionou a Polícia Militar, que encaminhou as mulheres e o vigia à 19ª DP (Tijuca). Em seguida, os quatro foram transferidos para o presídio, em Benfica.
De acordo com a Polícia Civil, os presos são Marcos Magalhães Miguel, Tatiane Bernardino de Paula, Wanderluce de Almeida e Yanna Cristina Batista Ferreira.

A Secretaria informou, ainda, que determinou às empresas terceirizadas a demissão de todas as funcionárias por justa causa.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de nota, informou a situação dos detidos:

- Marcos Magalhães Miguel está no Presídio José Frederico Marques e aguarda audiência de custódia.

- Tatiane Bernardino de Paula, Wanderluce de Almeida e Yanna Cristina Batista Ferreira encontram-se no Instituto Penal Oscar Stevenson e já foram submetidas a audiência de custódia

"É um absurdo completo o desvio de merenda das crianças. Muitos dos nossos alunos têm na escola a única refeição completa do dia e alguém tem coragem de fazer uma coisa dessa. É revoltante. Não nos restou outra alternativa se não chamar a polícia e avançar com as prisões dos envolvidos nesse crime repugnante”, afirmou Ferreirinha.
Nas redes sociais, o secretário publicou um vídeo sobre o caso. Nos comentários, internautas demonstraram revolta com o ocorrido.
"Como essas pessoas têm coragem? Inacreditável!";  "Crime não pode ficar impune!"; "O furto de merenda escolar é um absurdo! A ação é fundamental para proteger nossos alunos e nossas escolas."
A reportagem tenta contato com a defesa dos presos, o espaço está aberto para manifestação.
*Reportagem de Rodrigo Bresani, sob supervisão de Raphael Perucci
Leia mais