Publicado 03/11/2025 20:55 | Atualizado 03/11/2025 21:15
Rio - Hueverton Ferreira da Silva, conhecido como Jacó, de 30 anos, apontado como um dos principais traficantes do bando chefiado por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, foi preso na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste. A captura foi feita a partir de informações repassadas pelo Disque Denúncia, no domingo (2).
PublicidadeJacó seria o responsável pela segurança armada de Peixão, líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo de Israel, como ficou conhecida a região da Zona Norte que engloba as comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas.
De acordo com informações obtidas pelo DIA, policiais que faziam patrulhamento pelo Recreio receberam um alerta sobre um foragido da Justiça graças ao sistema de reconhecimento facial. Ao ser abordado, Jacó se apresentou com documentos falsos, mas a farsa foi descoberta após consulta ao sistema da corporação.
Contra Jacó havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital, por organização criminosa, tráfico de drogas e extorsão. Investigações apontam que os crimes foram praticados no segundo semestre de 2023.
O grupo do qual Jacó fazia parte atuava no Complexo de Israel de maneira coordenada e com uma divisão de tarefas bem definidas, a fim de obter lucro com atividades como tráfico de drogas, fornecimento TV a cabo, internet e cobrança de taxas de funcionamento de comércios e serviços.
Além disso, em 2022, Jacó acionou uma ambulância do Samu alegando uma emergência no interior do Complexo de Israel. No local, entretanto, ele rendeu uma enfermeira e o motorista exigindo ser retirado da comunidade, onde ocorria uma operação policial no momento.
Jacó foi encaminhado à 16ª DP (Barra da Tijuca) e, em seguida, a uma unidade prisional.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.