A exposição reúne mais de 50 obrasDivulgação / Sesc RJ
Publicado 17/11/2025 12:42
Rio - O Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, no Centro, abrirá nesta quarta-feira (19) a exposição gratuita “Riscar o Chão”. A mostra, realizada pelo Sesc RJ, reúne mais de 50 obras, contendo serigrafias e litogravuras, de Abelardo Zaluar, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Carlos Scliar e Dionísio Del Santo. Além disso, apresenta fotografias dos artistas convidados Guy Veloso e Vítor Melo, registradas durante o Carnaval no Rio. 
Publicidade
Com curadoria de Marcelo Campos e Leonardo Antan, a exposição propõe um diálogo de gravuras com fotografias que registram a técnica, a atuação dos sambistas e a evolução de corpos no Carnaval.
“Se, para muitos, os pensamentos elaborados por artistas do Carnaval parecem distantes ou superficiais diante de outras formas de arte, eles são importantes discursos que se criam sobre nosso país. É preciso perceber como o universo plástico das artes institucionais e o pensamento de artistas-carnavalescos sempre estiveram em sinergia e reinventando possibilidades de país nas telas e avenidas”, destaca Marcelo Campos.
O Centro Cultural PGE-RJ fica na Rua Primeiro de Março, S/N, na Praça XV. A visitação vai até 28 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 18h (exceto feriados). A entrada é franca.
Leia mais