Tia Surica contou que já está ansiosa para a chegada do CarnavalÉrica Martin / Agência O Dia
Publicado 17/11/2025 18:09
Rio - Com feijoada e muito samba, a festa de aniversário dos 85 anos da Tia Surica parou Madureira, na Zona Norte, na tarde desta segunda-feira (17). A baluarte e matriarca da Portela contou ao DIA que ficou emocionada com a homenagem ao completar mais um ano de vida. A organização do grande dia ficou por conta da família, já que ela não queria fazer festa.
Publicidade
"Estou muito emocionada e muito lisonjeada, mas eu não queria mais festa! Como eu tenho vários amigos, tem que fazer… Eu não participei de nada! Foi minha neta e uma colega que fizeram essa homenagem para mim. Estou muito satisfeita de receber meus amigos e acho que todo mundo vai sair satisfeito. Deus ainda vai me dar muitos anos de vida. Se Deus quiser e ele há de querer", celebrou.
Ainda que a comemoração fosse de aniversário, Tia Surica já está de olho em outra festa. Durante o evento, ela não escondeu a ansiedade para a chegada do Carnaval e desejou ver a Portela campeã na Sapucaí. 
"Agora já vai ter o ensaio na Cidade do Samba, ensaio técnico. Eu já estou doida para que chegue, porque eu amo o Carnaval. Eu comecei na Portela, levada pelos meus pais, com 4 anos de idade, e estou até hoje. A Portela é minha segunda família", concluiu.
Restrito para convidados, o evento contou com aracajé e salgadinhos, além da tradicional feijoada, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio. O cantor e compositor Leo Russo se apresentou durante a festa e ressaltou o carinho pela aniversariante, que participou do seu primeiro CD. O artista ainda relembrou a surpresa e a emoção ao ser recomendado por Tia Surica em uma entrevista.
"Também torço para a Portela e a Tia Surica sempre esteve presente na minha carreira, desde quando eu comecei. Ela participou do meu primeiro CD junto com toda a Velha Guarda da Portela. Tenho um carinho muito grande por ela. Inclusive, quando a Portela foi campeã em 2017, eu estava bebendo em um bar, quando eu soube que a Portela ganhou, eu falei: 'Vamos para a casa da tia Surica'. Eu vim de chinelo, cheio de cerveja na cabeça e comemoramos aqui no Cafofo da Surica", contou Leo Russo.
"Também nunca me esqueço de uma vez que ela recomendou artistas mais novos em um jornal importante do Rio de Janeiro e me recomendou. Fiquei surpreso, muito emocionado com esse carinho. Então, sei o carinho que ela tem por mim e eu tenho um carinho imenso por ela", relembrou o cantor.
No sábado (22), a Tia Surica se apresentará Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, para mais uma celebração de aniversário. O show com participação de Ana Costa, Marquynhos Diniz e Roberta Sá conta com o repertório de sucessos da Portela, além de clássicos como "Lama", de Mauro Duarte, "Preciso me Encontrar", de Candeia, "Quantas Lágrimas", de Manacéa, entre outros.
* Colaborou Érica Martin
Leia mais