Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares no Centro do RioReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Publicado 19/11/2025 09:00
Rio - Símbolo da luta antirracista no país, o Dia da Consciência Negra movimenta a cidade do Rio nesta quinta-feira (20) com rodas de samba, cortejos e atividades culturais gratuitas ou com preços populares. Desde que se tornou feriado nacional em 2023, a data que homenageia Zumbi dos Palmares ganhou ainda mais destaque no calendário oficial carioca. No mesmo ano, um decreto do prefeito Eduardo Paes criou o Novembro Negro-Rio, reforçando a necessidade de ampliar as reflexões sobre igualdade racial.

A programação do feriado que celebra a cultura afro-brasileira reúne eventos espalhados por diferentes regiões da cidade do Rio no dia 20.
Publicidade
Confira o que vai rolar: 
- Lavagem do Monumento Zumbi dos Palmares – Centro

A partir das 9h, o tradicional Monumento Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, recebe mais uma edição da lavagem simbólica, com apresentações culturais, baianas, músicos e lideranças do movimento negro.

- Cortejo da Tia Ciata – Praça Onze / Presidente Vargas

O tradicional Cortejo da Tia Ciata começa às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125), na Praça Onze, com atrações culturais como escolas de samba mirins, maracatu e grupos afros. Ao meio-dia, o cortejo segue pela Avenida Presidente Vargas, resgatando a memória e a ancestralidade da Pequena África, retornando depois ao Calouste. Às 14h, acontece o Samba da Cabaça, encerrando a programação às 16h. Entrada gratuita.

- Feijoada da Dida e roda de samba no MUHCAB – Gamboa

Das 10h às 21h, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) promove a tradicional Feijoada da Dida. O evento reúne músicos, percussionistas e amantes do samba em uma tarde de canto, dança e conexão comunitária. Com repertório que mistura clássicos e composições autorais, a roda proporciona uma imersão na tradição do samba carioca, fortalecendo a memória cultural e os laços entre artistas e público. Mais do que música, é um espaço de encontro, resistência e celebração da herança afro-brasileira.

- Programação da Guarda Municipal — Região do Cais do Valongo

A partir das 5h30, a Guarda Municipal do Rio abre as atividades do Dia da Consciência Negra com o Grupo Cultural Clarão da Lua, que realiza apresentações musicais, rodas de capoeira e performance com clarinete. Às 8h, a Banda de Música da GM-Rio se apresenta. Já às 10h, no Cais do Valongo, a programação reúne a Banda de Música, o Grupo Clarão da Lua e novas rodas de capoeira, celebrando a ancestralidade e a importância histórica do local.

- Kynnie canta Stevie Wonder – Lapa

No dia 20 de novembro, às 20h, a cantora Kynnie se apresenta no Dolores Club, na Rua do Lavradio, 10, na Lapa, com um show em homenagem a Stevie Wonder. Misturando R&B, soul, funk e charme, a artista dá voz a temas ligados à diversidade, à igualdade racial e ao orgulho de suas raízes. A apresentação tem duração de 90 minutos e classificação etária de 18 anos.

- Negro é Lindo Festival – Circo Voador

O Circo Voador recebe, a partir das 15h, o Negro é Lindo Festival, um evento gratuito que reúne música, arte e pensamento em celebração à identidade negra. A programação acontece na Rua dos Arcos, s/nº, na Lapa, e conta com atrações diversas ao longo da tarde e da noite.


- Oficina de Escalda-Pés – Saberes Ancestrais – Jardim Botânico

No Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, a oficina oferece 20 vagas por ordem de chegada e propõe uma experiência sensorial baseada em ervas, aromas e práticas ancestrais. Com turmas às 10h30, 12h, 14h30 e 16h, a atividade é aberta para participantes a partir de 7 anos. Ao final, cada pessoa leva para casa um sachê preparado durante a oficina.


- Terreiro de Crioulo – Praça das Juras, Padre Miguel

A Nave do Conhecimento de Padre Miguel na Zona Oeste recebe a partir das 13h mais uma edição do Terreiro de Crioulo, com apresentações de Jongo da Serrinha, sambas de roda, capoeira e outras expressões da cultura afro-brasileira. O evento é gratuito, com retirada antecipada de ingresso pelo site da Sympla. Nave fica na Rua Bom Sossego, 380. 

- 13ª Marcha da Periferia – Madureira a Oswaldo Cruz

Com concentração às 11h no Viaduto Negrão de Lima, a marcha começa às 13h e segue até o quilombo urbano Agbara Dudu. Música, samba, culinária e manifestações culturais fazem parte do trajeto.

Por que a data importa

O feriado celebra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, considerado o líder do maior quilombo da América Latina e símbolo da resistência negra no Brasil. Após Palmares ser destruído por expedições de bandeirantes, Zumbi foi perseguido, morto e teve a cabeça exposta em praça pública. A ampliação do feriado para todo o país reforça a importância da cultura afro-brasileira e incentiva a reflexão sobre igualdade racial.
Leia mais