Projeto foi aprovado nesta quarta-feira (19) e segue agora para sanção do prefeitoDivulgação
Publicado 19/11/2025 19:36 | Atualizado 19/11/2025 20:07
Rio - Um novo projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira (19), que cria um programa de moradia assistida voltado para adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta, de autoria do vereador Paulo Messina (PL), passou em segunda discussão e segue agora para sanção do prefeito.
Publicidade
De acordo com o projeto de lei, serão oferecidas residências equipadas e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, como assistentes sociais, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros. A ideia é garantir apoio integral para os adultos que precisam desse tipo de cuidado especializado.
A expectativa é que, com as residências inclusivas, adultos com TEA passem a ter acesso mais efetivo a direitos básicos, como saúde, educação e assistência social dentro de um ambiente estruturado para suas necessidades.
"O projeto de residência inclusiva é uma demanda de famílias de autistas e de todos que abraçaram esta causa. O projeto tem o propósito de romper com o isolamento e modificar o paradigma dos serviços de acolhimento para pessoas com autismo, oferecendo residência com estrutura adequada, equipe especializada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas", conta o vereador. 
Leia mais