Evento reúne milhares de pessoasDivulgação
Publicado 22/11/2025 13:46 | Atualizado 22/11/2025 15:48
Rio - A 22ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira já tem data confirmada e será realizada no dia 14 de dezembro. O evento, idealizado por Loren do Buá, se consolidou como um marco cultural do bairro e deve novamente atrair milhares de pessoas às ruas da Zona Norte para celebrar diversidade, resistência e direitos.

Desde 2023, a organização está a cargo do Grupo MGTT, que tem como vice-presidente o carnavalesco e comentarista Milton Cunha. Engajado em movimentos de inclusão, ele assina a direção artística da festa e adianta que a edição deste ano trará novidades.

“Em 2023, tivemos a retomada da Parada LGBTI+, importante para que a comunidade voltasse o olhar para temas como a luta contra a homofobia e a manutenção de direitos como o casamento homoafetivo. Em 2024, a celebração continuou com cores, alegria e a mensagem clara sobre a relevância cultural e econômica do segmento. Este ano, estamos preparando muitas novidades, a começar pelo Rei e pela Rainha”, disse Milton.

A concentração está marcada para às 9h, no Parque Madureira. Tradicional reduto do samba, do funk, do charme, das religiões de matriz africana e do comércio popular, o bairro deve repetir o impacto econômico observado em outras edições, que movimentou bares, lojas e ambulantes da região. Uma dinâmica semelhante ao que ocorre nos ensaios de escolas de samba como Império Serrano e Portela.

O evento também terá shows e performances, segundo a organização, reforçando a tradição de reunir artistas e manifestações culturais que retratam o público LGBTI+.

Rei e Rainha serão anunciados em breve

A presidente do Grupo MGTT, Rogéria Meneghel, adiantou que os nomes escolhidos para representar o evento já estão definidos e devem ser divulgados nos próximos dias.

“Estamos sempre buscando personalidades que se identifiquem com o nosso público, independente de fazerem parte do segmento. Este ano, temos a certeza de que tanto o Rei quanto a Rainha serão um sucesso, junto a convidados muito especiais que estamos preparando”, afirmou.

Quem foi Loren de Buá
Publicidade
Há mais de duas décadas Loren idealizou a Parada Gay de Madureira garantindo a luta por visibilidade, respeito e direitos. Loren era travesti, transformista e usava o nome “Rainha do Buá”. Em 2021, ela faleceu por complicações da COVID-19, sendo lembrada como um ícone da militância LGBT no Rio de Janeiro.
O evento conta com patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Coordenadoria da Diversidade Sexual.
Leia mais