Publicado 01/12/2025 21:21 | Atualizado 01/12/2025 21:37
Rio - O Governo do Rio divulgou, nesta segunda-feira (1º), o balanço da primeira semana da Operação Barricada Zero. Nas ações realizadas em 45 comunidades de sete municípios da Região Metropolitana, foram 2.189 toneladas de materiais retirados e 610 barricadas removidas, permitindo a liberação de 414 vias.
Publicidade"Reafirmo que não vamos tolerar barricadas no Rio de Janeiro. Estamos devolvendo o direito de ir e vir da população. O Estado não vai permitir que criminosos limitem territórios e ditem regras nas comunidades. O Barricada Zero é um programa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras que veio pra ficar. Nosso monitoramento é contínuo. Se os criminosos insistirem em reinstalar as barricadas, vão receber uma visita do Bope e da Core", disse Cláudio Castro.
Em uma semana, as forças de segurança prenderam 13 bandidos, incluindo um homem apontado como "mentor das barricadas", que seria o responsável por planejar e coordenar a instalação dos obstáculos em uma região. Outros dois criminosos foram detidos por atirarem contra um servidor durante a ação em Duque de Caxias.
Os policiais ainda apreenderam seis armas (três pistolas, dois fuzis e uma submetralhadora) e farta quantidade de drogas e munições. No Jardim Catarina, em São Gonçalo, foi localizada uma estufa de maconha, utilizada para cultivo e preparo do entorpecente. Os agentes recolheram 10 veículos.
Antes da coletiva, o governador e os secretários da área de segurança se reuniram para avaliar os resultados da primeira semana e definir os próximos passos da Operação Barricada Zero. Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Japeri e São Gonçalo foram os municípios atendidos desde o início da iniciativa. Para atuar nestes territórios, foram mobilizados 916 agentes de segurança (716 policiais militares e 200 policiais civis.
A operação, promovida pelo governo do Rio em parceria com prefeituras, tenta enfraquecer organizações criminosas e liberar vias para a circulação. As equipes utilizam retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões basculantes para remover as barricadas, realizar pavimentação e serviços de limpeza urbana.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.