Publicado 02/12/2025 16:33
Rio – Nesta terça-feira (2), quando se comemora o Dia Nacional do Samba, duas das maiores personalidades do gênero no Rio foram devidamente homenageadas na orla de Copacabana, na Zona Sul. Neguinho da Beija-Flor e Carlinhos de Jesus prestigiaram a inauguração de estátuas em suas representações, em tamanho real, no quiosque Samba Social Clube, na altura do Posto 2.
PublicidadeO emblemático e carismático sorriso de sempre de Neguinho compareceu ao evento - que teve feijoada e apresentação da bateria da Beija-Flor - estava ainda mais reluzente diante do tributo apresentado em uma data tão marcante: “Estou honradíssimo. O samba é o gosto da minha comida. Estar sendo homenageado em uma data como essa é um privilégio para poucos”, comemorou o cantor e intérprete, de 76 anos, que se aposentou dos desfilas na Marquês de Sapucaí com o título do Carnaval 2026, após meio século sendo a voz da escola que carrega no nome artístico.
Já o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, de 72, fez questão de ressaltar o orgulho não apenas pela homenagem em si, mas também pelo fato de seu monumento estar ao lado do que representa uma personalidade como Neguinho.
Responsável ao longo de décadas pela comissão de frente de escolas como Portela, União da Ilha e, sobretudo, Mangueira, Carlinhos, que se recupera de um problema de saúde que limita os movimentos das pernas, comentou: “Imagine o meu privilégio? Uma estátua do lado desse cara, que é uma referência para o nosso Carnaval. Quando convidei algumas pessoas para vir, me perguntaram: 'Mas terça-feira?'. Eu disse que não é uma terça, mas o Dia Nacional do Samba. E, na verdade, estou achando que hoje é domingo. Essa é a magia do samba, e a gente vive respirando isso".
Bruno de Paula, 42 anos, sócio do quiosque Samba Social Clube, comentou a satisfação pela homenagem aos dois ícones do samba carioca: "Hoje é um dia especial. Dois grandes baluartes da nossa música, cultura e arte, que estamos trazendo para esse cartão postal da cidade, o Calçadão de Copacabana. É um prazer imensurável ter esses dois aqui".
As estátuas de Neguinho e Carlinhos têm a assinatura do artista Francisco Pará, responsável por outros monumentos instalados em Copacabana para representar sambistas como Moacyr Luz e Martinho da Vila.
*Colaborou Érica Martin
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.