Antônio Carlos Pereira Pinto morreu aos 98 anosReprodução / Instagram
Publicado 11/02/2026 16:14 | Atualizado 11/02/2026 17:34
Rio - Morreu, nesta terça-feira (10), o ex-deputado federal cassado pela Ditadura Militar Antônio Carlos Pereira Pinto, aos 98 anos. O corpo dele foi velado na manhã desta quarta-feira (11), no Cemitério da Penitência, no Caju, Centro, e encaminhado para a cremação. A causa da morte não foi divulgada.
Publicidade
Nascido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Antônio Carlos Pereira Pinto foi deputado estadual três vezes, secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e deputado federal. Em 1968, teve o mandato cassado pelo AI-5, durante a Ditadura Militar.
A morte de Antônio foi confirmada nas redes sociais por amigos e familiares. No Instagram, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho lamentou a morte do amigo em um longo texto. “Tonho era desses homens que já não se fabricam mais. Idealista por natureza, acreditava no ser humano quando muitos já tinham desistido. Foi poeta sem precisar publicar livros, porque fazia poesia com o próprio modo de viver. Foi pintor porque enxergava cores onde a maioria só via rotina. Foi político, não dos barulhentos, mas da política verdadeira, feita de gestos, de compromisso, de respeito ao próximo. Conviver com ele era aprender sem perceber”, escreveu.
Filho do ex-governador e prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho também se despediu. “Com tristeza profunda recebi agora pela minha mãe a notícia do falecimento de Antonio Carlos Pereira Pinto, pra mim o eterno ‘Seu Pereira’. Tive o privilégio de morar com ele por um ano em 1996, em seu apartamento na rua Joaquim Nabuco, em Copacabana. Foram muitas noites de conversas longas, de ensinamentos de vida e até de aulas de carteado. Eu tinha apenas 11 anos e um medo grande de ficar sozinho, por muitas vezes colocava o colchonete em seu quarto e dividia o espaço com ele e sua companheira Cecília. Descanse em paz velho amigo, não tive a chance de me despedir. Muita força para a família e todos os seus amigos”, desejou.
O deputado estadual Rosenverg Reis consolou os familiares de Antônio em uma publicação conjunta com o irmão, o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis. “Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado federal Antônio Carlos Pereira Pinto. Homem público que marcou sua trajetória pela atuação política, pela defesa de ideais e pelo compromisso com a sociedade, deixando contribuições importantes como deputado estadual, secretário de Agricultura e parlamentar federal. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e conceda descanso eterno. Meus sentimentos a todos”, disse.
Leia mais