Publicado 29/05/2023 06:00
Publicidade
“Isabele, eu não sei porque a Guarda Municipal tá em greve, reclamando da escala 12 por 36 horas. Nós, da CET-Rio, responsáveis pelos túneis, trabalhamos 18 horas por 36, e em situações muito piores até. Às vezes, nem água temos, como aconteceu na base do túnel Santa Bárbara, onde o abastecimento foi cortado por falta de pagamento”.

A denúncia chegou à coluna depois que a Guarda Municipal entrou em estado de greve, exigindo a manutenção da escala que já existe, de 12h por 60… Olha como uma coisa puxa outra… A Guarda reclamou, os agentes também reclamaram!

Além da escala e até da falta d’água, os agentes aproveitaram para protestar contra outras situações ligadas à CET-Rio, como problemas na carteira de trabalho, já que são terceirizados pela empresa Sigma. Afirmam que não consta na carteira o cargo de agente de trânsito exercido, mas de “entregador de pequenos volumes”, tudo para que, segundo eles, recebam menos.

Que situação… E é aí que eu falo pra Guarda Municipal… Todo mundo tem direito de reivindicar aquilo que acha melhor pra si, mas é preciso ter o mínimo de noção e bom-senso. Tem gente que pode tá numa situação muito mais complicada… Ah, trabalha na rua, é arriscado… Todo mundo trabalha pelas ruas, indo e vindo. Os agentes da CET-RIO também, inclusive!

Eu mesma já cansei de ver um monte de madrugada pra lá e pra cá trabalhando… E ai?! Eles também agora querem cobrar os direitos dele! Se mexer na escala de uma categoria, vai mexer na de outra?

Outro ponto: se as condições de trabalho forem precárias, até insalubres, já que água é um bem necessário pra qualquer pessoa, a prefeitura e CET-Rio têm que responder por isso!
Já foi normalizada a situação da água na base do Santa Bárbara, um dos túneis, pra mim, mais perigosos da cidade, cercado de várias comunidades da área do Catumbi e Santa Teresa?

A coluna, claro, foi atrás de respostas… Em nota, a CET-Rio informou que os colaboradores atuam em diferentes escalas, de acordo com a sua função, mas que nenhum trabalha em escala 18 x 36. Quanto ao fornecimento de água, esclarece que está em andamento a contestação sobre os valores cobrados, bastante acima do habitual, e enquanto a situação não é solucionada, a Base Operacional tem sido abastecida por caminhões pipa, não procedendo a informação de falta de água. Os agentes afirmaram que a base ficou quatro dias sem água…

Quanto às carteiras de trabalho, a CET-Rio informou que vai verificar com a empresa contratada as anotações e, caso identificada alguma divergência, será determinada a imediata retificação.

PINGO NO I
PINGO NO I: Rua do bairro Bom Pastor, em Belford Roxo, foi limpa depois que a coluna cobrou (Foto: Reprodução) Reprodução
A coluna recebeu reclamações de moradores da Rua da Serenidade, no bairro Bom Pastor, em Belford Roxo… Muito lixo por lá! Segundo eles, a coleta só passa uma vez por semana, e o lixo acumula, né?!

Prontamente cobramos a prefeitura, que foi lá e recolheu. Deixou tudo limpinho! E disse que, por ser uma área conflagrada, há dias que o trabalho não pode ser efetuado. Que bom que foram lá, mas agora é preciso manter. A gente entende a realidade dessas áreas muito sensíveis, mas o morador não pode ficar abandonado.

E o mesmo morador também tem que fazer sua parte, não jogando lixo na rua. Mas valeu! Nosso papel é esse… Cobrar!
TÁ BEM CARIOCA!
Homenagem a Tina Turner no cimento frescoIgor Peres
Eu sei que é errado rir disso, nesse caso, é até pecado… Mas olha o que fez um cidadão no cimento fresquinho, bem na porta da igreja de São Crispim e Crispiniano, no Centro do Rio.

Alguém aproveitou a obra na calçada da igreja pra deixar uma homenagem, de brincadeira, à diva Tina Turner… Ah, eu achei fofo, vai?! Quem não deve ter gostado nada foi o pedreiro da obra, que vai ter que fazer tudo de novo…

Por isso, se você me perguntou se tá feio ou tá bonito… Carioca tem que ser estudado, e tenho dito!
Publicidade
Leia mais