Com a vitória de 14 x 10 na final sobre Duque de Caxias, a equipe de Mesquita fez bonito no sábado sob o comando do técnico Vitor Bohrer (em pé, à direita, na primeira fila) Erica Martin
Publicado 12/09/2023 06:00
Publicidade
Neste sábado e domingo, o Sesc Nova Iguaçu recebeu mais uma etapa dos XXIV Jogos da Baixada 2023, uma realização do jornal O DIA, apresentação do Sesc RJ e apoio da Refit e da Cedae: basquete masculino no sábado e o futsal masculino no domingo. Ambos sub-14.
No sábado, foram nove equipes: Japeri, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Paracambi.
Depois de ter vencido Japeri por 27 x 0 logo na primeira rodada, a equipe de Mesquita ganhou da de Paracambi por 21 x 0; depois foi em cima de Nilópolis, de quem ganhou de 21 x 3, e, na final, Mesquita sagrou-se campeã, vencendo os caxienses por 14 x 10 e somou 12 pontos.
Para o técnico Vitor Bohrer, que treinou a equipe desde o zero, o próximo passo será o Estadual, "mas ainda temos que treinar muito para a conquista".
Mesquita também levou o prêmio de melhor atleta, para Lucas Gustavo. Segundo o coordenador dos Jogos desde a primeira edição, o professor Antônio Prazeres, que entregou o prêmio, Lucas Gustavo soube em vários momentos desvencilhar-se do adversário, "tão importante no basquete quanto fazer a cesta".
Já o vice do sábado, Duque de Caxias (que somou 10 pontos no final), havia ganhado, na segunda rodada, a equipe de São João de Meriti por 27 x 6 e na semifinal, venceu o Nova Iguaçu por 32 x 2.
Em terceiro lugar, ficou a equipe de Nilópolis, com oito pontos, que também levou o prêmio de melhor técnico: Welisson Moura de Melo. Emocionado pelo insperado, Welisson já havia participado dos jogos por seis vezes, sempre como atleta, mas como técnico foi a primeira vez. Disse no momento da premiação "estar sem palavras", mas que são os pequenos (como se refere à rapaziada do sub-14) que mereceram o prêmio.
Os demais municípios ficaram na seguinte classificação: Nova Iguaçu, a cidade anfitriã, veio em quatro lugar; Paracambi em quinto; São João de Meriti em sexto; Queimados ficou em sétimo lugar; Belford Roxo em oitavo e Japeri em nono. A pontuação geral do basquete só acontece no sábado que vem, quando acontece o feminino.
Já no domingo, o futsal masculino recebeu nove equipes, abrindo com São João de Meriti 7 x 4 Queimados; e na sequência, Belford Roxo, 3 x 1 Nova Iguaçu. No terceiro jogo, Mesquita empatou com Nilópolis em 1 x 1, mas a equipe nilopolitana venceu nos pênaltis por 3 x 2. Na sequência, Paracambi venceu de Seropédica por 1 x 0, fechando a primeira rodada. Abrindo a segunda, Japeri venceu Itaguaí por 4 x 0; Magé ganhou de Caxias por 5 x 1; São João de Meriti empatou com Belford Roxo em 4 x 4, vencendo nos pênaltis por 3 x 1 e Nilópolis também empatou com Paracambi em 2 x 2 (vencendo nos pênaltis por 2 x 1). A semifinal teve São João de Meriti 3 x 2 Japeri e Magé 2 x 1 Nilópolis, que terminou em terceiro lugar, somando oito pontos. Na grande final, Magé venceu São João de Meriti, sagrando-se campeão por 2 x 0 e somando 12 pontos.
Mesmo vice, São João de Meriti (que teve 10 pontos) ficou com a medalha de melhor atleta, para Jonathan da Silva. A medalha de melhor técnico foi para o campeão Pedro Paulo, que desenvolve esse trabalho desde 2021. Pedro Paulo elogiou o trabalho que o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Terceira Idade, Geilton Câmara, tem desenvolvido com o futsal meritiense.
"Nosso próximo plano é chegar às finais do Carioca e também chegar ao adulto."
No final de semana que vem (dias 16 e 17), é a Vila Olímpica de São João de Meriti (Rua Milton, s/nº, no bairro Grande Rio, bem às margens da Via Dutra) que recebe os Jogos, sediando o basquete feminino no sábado e o xadrez (tanto masculino como feminino) no domingo.
Jogos da Baixada, o maior evento socioesportivo da região.
Venha torcer! Venha vibrar!
Todos os eventos podem ser acompanhados pelo Facebook e pelo Instagram (@jogosdabaixada).
Publicidade
Leia mais