Garra e reflexo no tecvoly feminino: atletas dão show de defesa.Marcelo Cortes/Agencia O Dia
Publicado 07/09/2025 06:00
A 26ª edição dos Jogos da Baixada chegou ao fim em clima de festa, emoção e superação. Realizado pelo jornal O Dia, com apresentação do Sesc, patrocínio ouro da Light, incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro e patrocínio prata da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo Federal, o torneio reafirmou sua importância como o maior evento socioesportivo da região.
Publicidade
Com 11 modalidades esportivas, entre elas, vôlei, futebol de campo, futsal, tecvoly, natação, natação paralímpica, basquete, atletismo, atletismo paralímpico, handebol e xadrez, a competição reuniu 13 municípios participantes (Mesquita, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba) e mobilizou um público estimado em 10 mil pessoas ao longo de quatro finais de semana. Nesta edição, as partidas foram sediadas em São João de Meriti, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita.
O torneio consagrou Mesquita como tricampeã geral, mantendo a hegemonia na competição. Já Nova Iguaçu comemorou o bicampeonato no handebol, consolidando-se como referência na modalidade. As finais reservaram grandes emoções: o futebol de campo foi decidido nos pênaltis, arrancando aplausos da torcida, enquanto o vôlei masculino teve uma final ponto a ponto, marcada pelo equilíbrio e pela garra dos atletas.
O prefeito de Mesquita, Marotto Miranda, destacou: “Fico muito feliz com esse resultado, que representa o nosso segundo título consecutivo. Esse desempenho é fruto de um processo sério de gestão e de investimentos em políticas públicas voltadas para o esporte em nossa cidade. Mesquita, mesmo sendo um município de porte médio, mostra que é possível alcançar grandes conquistas. O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social, que prepara o cidadão para a vida, promovendo disciplina, determinação, respeito e a formação de valores essenciais.”
Além das conquistas individuais e das finais emocionantes, a classificação geral mostrou o equilíbrio e a força esportiva dos municípios da Baixada Fluminense. Mesquita garantiu o 1º lugar e o tricampeonato, seguido de Nova Iguaçu (2º colocado) e São João de Meriti (3º colocado). Queimados ficou em 4º, Nilópolis em 5º e Belford Roxo em 6º, confirmando o protagonismo das cidades mais tradicionais no torneio. Japeri, com desempenho histórico, alcançou o 7º lugar, enquanto Guapimirim, Paracambi, Mangaratiba, Itaguaí, Magé e Seropédica completaram o quadro de 13 municípios participantes.
Outro destaque foi o desempenho histórico de Japeri, que conquistou resultados expressivos na natação e no futebol de campo, coroando sua melhor participação nos Jogos. O secretário de Esporte do município, Janiel Castro, destacou: “Esse desempenho é fruto de investimentos realizados ao longo do ano. Japeri teve sua melhor participação e o time mereceu, pois treinou bastante para alcançar essa vitória.”
As modalidades paralímpicas tiveram papel fundamental nesta edição, reforçando o caráter inclusivo dos Jogos e promovendo o protagonismo de atletas com deficiência. O público pôde vibrar com provas de atletismo e natação paralímpica, que emocionaram e reforçaram a força transformadora do esporte.
Para o vice-presidente do Grupo O Dia de Comunicação, Marcos Rezende, a longevidade do projeto é motivo de orgulho: "Chegar à 26ª edição dos Jogos da Baixada é uma demonstração do compromisso do jornal O Dia com a valorização da juventude, do esporte e da inclusão social. Mais do que noticiar, é nosso papel promover iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas. Os Jogos da Baixada são hoje o maior evento socioesportivo da região e já fazem parte do calendário da Baixada Fluminense e nos enche de orgulho poder contribuir para transformar a história desses jovens atletas.”
O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rodrigo Dantas Scorzelli, destacou a dimensão social da iniciativa: “Quando promovemos o acesso ao esporte, estamos promovendo cidadania. Os Jogos da Baixada garantem que crianças e adolescentes de diferentes realidades tenham voz, visibilidade e oportunidade. E o impacto vai além das quadras, fortalece a autoestima das nossas comunidades e reafirma o papel do esporte como ferramenta de transformação social. A Baixada Fluminense mostrou, mais uma vez, sua força, seu talento e sua capacidade de mobilização.”
A Light, patrocinadora ouro do evento, ressaltou sua contribuição por meio das palavras de Daniel Mendonça, superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social: "Apoiar os Jogos da Baixada reforça o compromisso da Light com o desenvolvimento social e com a juventude da região. Estamos presentes no dia a dia das comunidades e sabemos a importância de iniciativas que vão além da nossa atividade principal. O esporte, assim como a energia, tem o poder de conectar, transformar e gerar novas oportunidades. Por isso, investir em um projeto como este é investir também no futuro da Baixada Fluminense, oferecendo aos jovens não apenas a chance de competir, mas de fortalecer valores como disciplina, respeito e integração. A Light tem orgulho de contribuir neste evento que impacta positivamente milhares de famílias."
Já o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, reforçou a sinergia entre a missão da instituição e o evento: “Os Jogos da Baixada dialogam diretamente com a missão do Sesc RJ em múltiplas dimensões. Estimular a prática esportiva é promover bem-estar físico e mental, incentivar hábitos saudáveis, contribuir para o desempenho escolar e fortalecer valores como respeito, disciplina e solidariedade. Reunir as comunidades da Baixada Fluminense em um projeto com essas características reforça o sentimento de pertencimento e o orgulho regional, além de mostrar como o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social.”
Para a CAIXA, apoiar a competição vai além do incentivo ao esporte, conforme ressalta Fernando Cezar Guimarães, superintendente executivo de Governo da instituição na Baixada Fluminense. “A CAIXA teve a honra de patrocinar a 26ª edição dos Jogos da Baixada Fluminense, um evento que valoriza a prática esportiva entre os jovens, fortalece os laços com a comunidade local e promove a inclusão social. Foi uma oportunidade especial de celebrar o esporte como um instrumento de transformação. A CAIXA acredita que o esporte é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, capaz de gerar saúde, bem-estar e oportunidades para todos.”
Assim, os Jogos da Baixada 2025 se consolidam como mais que uma competição esportiva: são um símbolo de inclusão, oportunidade e cidadania, reafirmando o poder do esporte em transformar vidas e fortalecer comunidades na região. A cada edição, o torneio demonstra que investir no esporte é também investir em educação, saúde, cultura e no futuro da juventude da Baixada Fluminense. Mais do que medalhas e troféus, os Jogos deixam como legado histórias de superação, integração entre os municípios e o fortalecimento de laços comunitários. O evento se firma, ano após ano, como um marco no calendário esportivo do Estado do Rio de Janeiro, inspirando novas gerações a sonhar, acreditar e transformar suas realidades por meio do esporte.
Leia mais