Publicado 28/05/2024 19:17 | Atualizado 28/05/2024 19:24
São Fidelis - Cinco pessoas foram presas e três balsas apreendidas e inutilizadas nesta terça-feira (28), durante operação conjunta entre Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Federal e Unidade de Polícia Ambiental (Upam) em São Fidelis (RJ). Objetivo foi reprimir extração ilegal de ouro no leito do Rio Paraíba do Sul.
PublicidadeA ação aconteceu por meio da Superintendência Regional Baixo Paraíba do Sul; além da inutilização das três balsas que estavam sendo utilizadas para a prática ilícita e as cinco prisões em flagrante, diversos materiais utilizados na extração ilegal foram apreendidos, incluindo equipamentos de dragagem e produtos químicos.
De acordo com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, os detidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal e responderão pelo crime de usurpação de bem federal, previsto no Art. 2º da Lei nº 8.176/91, “que tipifica a apropriação indébita de recursos naturais pertencentes ao patrimônio da União”.
A pena para crime dessa natureza pode variar de um a cinco anos de reclusão e multa. “A exploração ilegal de recursos naturais causa graves danos aos ecossistemas e afeta diretamente a qualidade de vida das comunidades locais. Reforçamos o compromisso de atuar com rigor para impedir essa prática, preservando o meio ambiente”, pontua Rossi.
O superintendente regional Baixo Paraíba do Sul do Inea, Leonardo Barreto, reforça que é fundamental a participação da população denunciando crimes ambientais. “Denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais; o sigilo é garantido”, orienta. Maiores detalhes podem ser obtidos junto à Assessoria de Comunicação do Inea, pelo telefone (21) 2332-5625.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.