O lançamento do projeto aconteceu dia 30, envolvendo alunos da Escola Albertino Nascimento Foto Divulgação
Publicado 07/05/2025 15:21
Sâo Fidelis – “Um novo tempo para a educação no município”. A definição é de Ana Paula Ribeiro, coordenadora do projeto Escola em Tempo Integral, desenvolvido em São Fidelis (RJ) pelo governo municipal: “Contempla, no primeiro momento, 100 alunos do 1° ao 5º ano da Escola Albertino Nascimento, no distrito de Colônia”.
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A iniciativa acontece por meio da Secretaria de Educação, tendo como propostas oferecer temas de enriquecimento curricular como educação financeira, musicalização, orientação de estudo, oralidade, inglês, entre outros. “Os alunos que tinham uma carga de 20 horas semanais passam agora a cumprir 35 horas de atividades na escola”, explica Ana Paula.
Segundo a coordenadora, a intenção é estender o horário dos alunos: “Mas não para que apenas fiquem mais tempo na escola e sim para desenvolverem habilidades que farão total diferença no futuro; e estamos orgulhosos de colocar em prática um projeto tão grandioso", ressalta.
O lançamento aconteceu dia 30 de abril, na quadra do distrito, com a presença de autoridades, da comunidade escolar e de moradores. Ana Paula pontua que a escola Albertino Nascimento foi escolhida para implantação do projeto piloto; mas a intenção é de que seja inaugurado em outras unidades.
AMPLIAÇÃO - “Nosso planejamento é começar com os anos iniciais do Ensino Fundamental; porém, em breve estenderemos às turmas de 6° ao 9° ano e também outras escolas”, informa o secretário de Educação, Jonatas Silva, que demonstra estar otimista quanto ao resultado positivo: “Temos a certeza de que este será um marco na educação do município".
Artigo de autoria da professora supervisora Clarissa Poubel, coautoria de Ana Paula Ribeiro e da gestora Lívia Malafaia, foi selecionado para compor o e-book do Curso de Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas de Secretarias de Educação no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) – Região Sudeste.
Ana Paula resume que, em meio a várias produções e avaliações realizadas em toda a região Sudeste, apenas 10 trabalhos foram escolhidos: “Esse reconhecimento reafirma a importância da escuta, da construção coletiva e do compromisso com uma educação pública de qualidade, mais equitativa e mais conectada com as realidades locais”.
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