Importância da vacinação contra brucelose é considerada uma questão de saúde pública Foto Ascom/Divulgação
Publicado 16/03/2023 17:34 | Atualizado 16/03/2023 17:40
São Francisco de Itabapoana – Doença transmissível que, além de bovinos, ataca outras espécies animais e o homem, a brucelose está no provesso de prevenção em São Francisco de Itabapoana (RJ), por meio da Secretaria de Agricultura; o órgão busca evitar a doença, doando vacina para imunizar as fêmeas de três a oito meses de bovinos e bubalinos (búfalos).
O subsecretário de Agricultura, Daniel Abílio, afirma quer o objetivo é beneficiar os pequenos criadores do município: “a importância da vacinação contra brucelose é questão de saúde pública, já que é uma zoonose, transmitida ao homem por meio da ingestão de carne mal passada ou leite”.
A doença pode se manifestar nos seres humanos de várias formas, sendo a mais comum desenvolver processos de inflamações articulares. Nos animais, a bactéria localiza-se no útero, placenta e úbere das fêmeas doentes; no caso de de bovinos infectados ela afeta os testículos.
“Em relação ao animal infectado, a doença provoca aborto no terço final de gestação, perda de peso e da produção leiteira, causando prejuízo financeiro”, resume o veterinário Reinaldo Moreira, da Secretaria de Agricultura; ele orienta que para ter direito às doses, os criadores precisam agendar no órgão ou ligar para o telefone/WhatsApp (22) 2789-1118.
“A secretaria está localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, em frente à Praça da Igreja de São Francisco de Paula, no Centro”, diz Moreira. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.
Publicidade
Leia mais