A missa foi marcada por muita emoção e fé, celebrada pelo bispo de Campos, Dom RobertoFoto Ascom/Divulgação
Publicado 03/04/2023 18:45
Publicidade
São Francisco de Itabapoana - “Celebrar São Francisco de Paula é celebrar nosso povo e nossas tradições”, afirma o vice-prefeito Raliston Souza, ao avaliar a festa do padroeiro de São Francisco de Itabapoana (RJ), encerrada no último final de semana: “Foram momentos de oração e louvor que embalaram o público”, assinala.
Os festejos registraram grande público desde os primeiros dias de programação. No último dia do novenário, sexta-feira (31), a Praça São Francisco de Paula ficou repleta de fiéis; após a missa, o show do cantor Tony Allysson atraiu uma multidão; ele interpretou sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”.
No dia primeiro (sábado), dedicado ao santo, a celebração começou pela manhã com missa presidida pelo bispo da Diocese de Campos dos Goytazes, Dom Roberto Francisco; estavam presentes autoridades municipais e o público em geral.
“Com muita fé e devoção, estive nessas celebrações e representei a prefeita Francimara Barbosa Lemos; foram momentos especiais de homenagens ao nosso padroeiro”, afirma Raliston Souza. A programação religiosa foi concluída na noite de sábado com uma missa campal, seguida de procissão.
A prefeita Francimara enfatiza: “É gratificante ver a expressiva participação de moradores e visitantes em uma ocasião tão especial que é a festa do nosso padroeiro". Na opinião da prefeita, “esse evento religioso é um dos mais tradicionais do Norte Fluminense”.
“Desde o início da nossa gestão, o poder público municipal se mobiliza para apoiar toda a organização; que nosso padroeiro interceda sempre a Deus pelo desenvolvimento do nosso município”, clama Francimara, destacando que, ao todo, foram 11 dias de atividades, desde o início do novenário.
A programação foi aberta dia 23 e, além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, contou com a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro que reuniu atletas de sete categorias na manhã desse domingo (02). A Assessoria de Comunicação (Ascom) assinala que neste ano, as atividades religiosas foram concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril.
O pároco, padre Luciano Gomes, esclarece que a antecipação aconteceu devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa: “Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressurreição”.
Publicidade
Leia mais