A gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Vânia Coelho, recebeu equipe da prefeitura na terça-feira Foto Ascom/Divulgação
Publicado 20/07/2023 15:57 | Atualizado 20/07/2023 16:09
Publicidade
São Francisco de Itabapoana – Com foco principalmente na próxima temporada de verão, quando o município recebe turistas de várias partes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o governo de São Francisco do Itabapoana (RJ) articula um projeto piloto do Turismo Ecológico.
O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira, explica que a iniciativa visa valorizar a diversidade da fauna e flora locais durante uma época em que a cidade recebe muitos turistas; ele adianta que as vocações do setor ambiental serão destacadas em diversos projetos.
Alguns itens - como visitas guiadas à Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) e passeios de barco pelo rio Paraíba do Sul - integram um projeto piloto, previsto para iniciar no próximo período de alta temporada; outros deverão ser apresentados nos próximos dias.
- O intuito da prefeita Francimara Barbosa Lemos é fazer com que nossos visitantes conheçam as belezas são franciscanas, desconhecidas também por muitos moradores; com o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vamos desenvolver propostas neste sentido — enfatiza Junqueira.
Os estudos estão em andamento e, na última terça-feira (18), Junqueira, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, as respectivas equipes técnicas e a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo realizaram visitas a alguns locais que fazem parte do projeto.
Na EEEG, se reuniram reuniu com a gestora da unidade, Vânia Coelho, para agendar uma visita guiada gratuita de cerca de dois quilômetros; em Gargaú, os representantes da prefeitura realizaram um passeio de barco pelo rio Paraíba do Sul.
Segundo Junqueira, a intenção é capacitar barqueiros para a realização de viagens turísticas a São João da Barra e Ilha da Convivência. No período de verão, o turismo é considerado forte em São Francisco, através do grande número de veranistas que aquecem a economia municipal.
Publicidade
Leia mais