O maracujá produzido em São Francisco de Itabapoana sempre foi de boa qualidade Foto Ascom/Divulgação
Publicado 06/12/2023 19:36
Publicidade
São Francisco de Itabapoana – Mais um passo da estratégia de retomar a cultura do maracujá no município acaba de ser dado pelo governo de São Francisco de Itabapoana (RJ), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura; foi iniciado o cadastramento de produtores rurais para o recebimento de mudas.
A proposta é desenvolvida em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). No total serão doadas 10 mil mudas de quatro variedades certificadas vindas da Embrapa de Brasília, nesta primeira etapa. Os interessados devem comparecer ao Espaço do Produtor 1, ao lado da Delegacia de Polícia Civil, no centro da cidade.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h. Além de preencher um formulário com dados pessoais, o produtor deve informar o endereço da propriedade e a área disponível para o plantio; revelar se já trabalhou com plantação de maracujá e o tamanho da área plantada; e assinar um termo se comprometendo a realizar o plantio das mudas doadas, autorizando ainda a visita de técnicos da Embrapa.
ASSISTÊNCIA - O secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, explica que a engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada no convênio com a Pesagro-Rio, vai prestar toda assistência técnica, desde o recebimento das mudas, passando pela preparação da terra e o plantio, até a colheita: “A previsão é de que as mudas cheguem segunda quinzena deste mês”, revela.
Barreto adianta que a expectativa é atender nesta primeira etapa aproximadamente 50 produtores ou até mais: “Cada um deles terá direito a no máximo 200 mudas, mas pode haver situação em que a área disponível para o plantio não atinja este número, abrindo espaço para que mais produtores sejam contemplados”.
De acordo ainda com o secretário, as mudas disponibilizadas serão as das variedades BRS Gigante Amarelo (3.000 mudas); BRS Sol do Cerrado (5.500); BRS Rubi do Cerrado (1.000); e BRS Pérola do Cerrado (500).
Publicidade
Leia mais