O 7°BPM (São Gonçalo) vai receber veículos blindados para transporte de tropa.Divulgação
Publicado 21/03/2022 21:05
A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) recebeu nesta segunda-feira (21/03) sete veículos blindados para transporte de tropa. Os veículos foram entregues na sede do Comando de Operações Especiais (COE), em Ramos, Zona Norte do Rio, e serão distribuídos para sete unidades operacionais: 14°BPM (Bangu), 24°BPM (Queimados), 9°BPM (Rocha Miranda), 7°BPM (São Gonçalo), 3°BPM (Méier), 15°BPM (Duque de Caxias), 16°BPM (Olaria). Na chegada dos blindados, foi realizada uma sessão de demonstração dos veículos e instrução niveladora para capacitação dos policiais militares das unidades que utilizarão o novo equipamento.
Mais compacto e mais ágil, o novo modelo que chega aos batalhões da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi projetado segundo as necessidades da Corporação para operações em áreas de difícil acesso, com vias estreitas e acidentadas, proporcionando mais segurança aos policiais militares.

Especialistas da Polícia Militar acompanharam todo o processo de produção. O protótipo do atual modelo foi entregue à SEPM em junho de 2021, tendo já passado por testes realizados por unidades operacionais em que pequenos ajustes foram providenciados.

Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel, o novo blindado foi projetado para operar com mais eficiência e segurança nos cenários peculiares da zona urbana do Estado do Rio. Outra vantagem operacional deste novo modelo é a agilidade na reposição de peças, uma vez que seu processo de montagem é feito todo no Brasil, em São Paulo.

E entre os fatores de ganho tecnológico nos novos modelos, ressalta-se que todos estão equipados com três câmeras de segurança de última geração. Os equipamentos serão utilizados durante a atuação dos veículos, inclusive em operações estratégicas, garantindo assim a transparência durante a atuação policial.
Além dos sete blindados recém-chegados, outras oito unidades vão integrar a frota da Corporação, com previsão de entrega até o fim de abril.
Leia mais