Segundo o autor, desta vez o volume de crônicas históricas vem com a capa na cor verde, um tipo de homenagem ao caranguejo uçá.Divulgação
Publicado 14/12/2022 08:54
O escritor Erick Bernardes não para e desta vez leva ao público a mais nova edição do seu livro Cambada IV, que navega pela Apologia do Brasil, com narrativas baseadas em pesquisas, que visam a recuperar a memória local. 
Segundo ele, assim como os outros livros da série (I, II e III), a obra trata da questão da quarenta em histórias sobre bairros e curiosidades acerca do município de São Gonçalo.
"Há quatro anos, me lancei na empreitada de resgatar a memória da cidade. Ouviu pessoas, contactei estudiosos, garimpei documentos, enfim, fiz pesquisa de campo ao longo de todo esse tempo. E não é à toa que o trabalho vem dando certo, escolas adotaram os livros como material paradidático, além de ter conquistado o público em geral, de todas as idades e classe sociais", conta Erick, que também é professor.
De acordo com Bernardes, em comparação com as outras edições, foi a que deu mais trabalho.
"Eu sinto uma felicidade enorme em ver o Cambada IV sendo publicado. É resultado do esforço conjunto, muita gente se deu ao trabalho de me emprestar documentos, dispor de seu tempo pra narrar histórias que, se não forem escritas, se perdem no tempo. Espero que as pessoas gostem desse livro de capa verde tanto quanto gostaram dos outros volumes. Há uma preocupação com a linguagem, quero que os textos sejam divertidos e que o conhecimento ali presente seja disponibilizado ao leitor de forma leve e natural. Nada de leitura chata, diversão misturada ao saber funciona e agrada", disse o escritor.

Ele ressalta que as crônicas do Cambada têm um caráter multi e transdisciplinar, pois abordam não só a história local, mas a biologia e a geografia da região, podendo também ser como simples textos de entretenimento.

"Os livros estão disponíveis para venda pelo meu Whatsapp (21)98571.9114 ou instagram @cambada123. Mas também podem ser adquiridos no site da editora: através do telefone: 21 97124-4527 ou na Livraria Ler é Arte: (21) 98474-6035", enfatizou Bernardes.
Publicidade
Leia mais