Publicado 22/02/2023 10:59
A Subsecretaria de Odontologia de São Gonçalo não para. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o setor tem 122 equipes de saúde bucal contratadas – 12 a mais do que no início da atual gestão - e 120 consultórios odontológicos em Unidades de Saúde da Família (USF) – quatro novos em 2021, cinco em 2022 e um de emergência na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia. Ao todo, já foram reformados 13 consultórios e outros estão em andamento.
"Ainda houve a implantação da Odontologia Hospitalar nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, e do Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro. Além disso, dois odontomóveis foram reformados e também estão em atendimento e os dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Neves e Barro Vermelho foram reestruturados, possibilitando menor tempo de espera para os atendimentos", informou o poder público no texto.
"Ainda houve a implantação da Odontologia Hospitalar nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, e do Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro. Além disso, dois odontomóveis foram reformados e também estão em atendimento e os dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Neves e Barro Vermelho foram reestruturados, possibilitando menor tempo de espera para os atendimentos", informou o poder público no texto.
Segundo a Prefeitura, os números dos atendimentos dos CEOs são impressionantes.
"Em 2021, foram realizados 2.519 procedimentos e, em 2022, 6.852 – quase o triplo. A tendência do ano de 2023 é aumentar ainda mais esse número com a inauguração do novo CEO no Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três. Nos odontomóveis, que passaram a realizar mais ações sociais principalmente em locais que ainda não são contemplados com a saúde bucal nos postos, os atendimentos passaram de 6 mil para 9.600 por ano", disse o Executivo na nota.
Na Atenção Básica, os atendimentos nos postos de saúde passaram de 42.131 em 2021 para 56.661 em 2022. O PSE está em 113 escolas da rede municipal e contemplou 5.896 alunos em 2022 com atividades educativas de saúde bucal, exames clínicos, escovação supervisionada e aplicação de flúor. Em 2021, os trabalhos – por conta da pandemia do coronavírus e aulas online – aconteceram de forma virtual.
Para ter acesso aos serviços na rede básica de saúde – postos de saúde – os gonçalenses podem procurar qualquer unidade que tenha o atendimento odontológico para realizar o agendamento. Nos postos, são realizados exame clínico, restaurações em resina, raspagem de tártaro, limpeza dos dentes, orientação de higiene, aplicação de flúor e pequenas cirurgias.
Após a consulta no posto de saúde, o morador pode ser encaminhado para os CEOs, dependendo da necessidade de cada indivíduo. Nos CEOs são oferecidos os serviços de Periodontia, Cirurgia, Endodontia, Estomatologia e o atendimento de Pacientes Especiais. As emergências odontológicas são realizadas nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade, Pacheco, Santa Luzia e Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que atendem 24h por dia, todos os dias da semana.
“A determinação do prefeito Capitão Nelson é que amplie todos os serviços e sabemos que a saúde bucal é muito importante para a saúde como um todo do indivíduo. Costumamos dizer que a saúde começa pela boca e não é nenhum exagero. Com a saúde bucal em dia, podemos evitar a evolução de várias doenças no organismo”, disse o subsecretário de Odontologia, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.
Regulação – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria. Para a odontologia, os pacientes devem procurar os postos de saúde que têm este atendimento. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.
De acordo com o subsecretário, por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. "O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde", concluiu.
Na Atenção Básica, os atendimentos nos postos de saúde passaram de 42.131 em 2021 para 56.661 em 2022. O PSE está em 113 escolas da rede municipal e contemplou 5.896 alunos em 2022 com atividades educativas de saúde bucal, exames clínicos, escovação supervisionada e aplicação de flúor. Em 2021, os trabalhos – por conta da pandemia do coronavírus e aulas online – aconteceram de forma virtual.
Para ter acesso aos serviços na rede básica de saúde – postos de saúde – os gonçalenses podem procurar qualquer unidade que tenha o atendimento odontológico para realizar o agendamento. Nos postos, são realizados exame clínico, restaurações em resina, raspagem de tártaro, limpeza dos dentes, orientação de higiene, aplicação de flúor e pequenas cirurgias.
Após a consulta no posto de saúde, o morador pode ser encaminhado para os CEOs, dependendo da necessidade de cada indivíduo. Nos CEOs são oferecidos os serviços de Periodontia, Cirurgia, Endodontia, Estomatologia e o atendimento de Pacientes Especiais. As emergências odontológicas são realizadas nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade, Pacheco, Santa Luzia e Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que atendem 24h por dia, todos os dias da semana.
“A determinação do prefeito Capitão Nelson é que amplie todos os serviços e sabemos que a saúde bucal é muito importante para a saúde como um todo do indivíduo. Costumamos dizer que a saúde começa pela boca e não é nenhum exagero. Com a saúde bucal em dia, podemos evitar a evolução de várias doenças no organismo”, disse o subsecretário de Odontologia, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.
Regulação – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria. Para a odontologia, os pacientes devem procurar os postos de saúde que têm este atendimento. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.
De acordo com o subsecretário, por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. "O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde", concluiu.
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