Publicado 31/03/2023 18:42 | Atualizado 31/03/2023 18:53
Os moradores do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo vão ganhar, na próxima terça-feira (4/4), às 16h, um núcleo da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) no Rio de Janeiro. Este será o sétimo equipamento com aulas totalmente gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, teoria musical, prática de orquestra, que serão oferecidas para 100 crianças e jovens entre 6 e 18 anos do local.
Durante a inauguração haverá apresentação da Camerata Jovem que já realizou turnês no exterior. Estarão presentes também os representantes da Águas do Rio, empresa que patrocina o núcleo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o apoio institucional da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina (Amajac). Lideranças comunitárias e autoridades das áreas educacional e cultural do município de São Gonçalo também vão participar da solenidade.
A moradora Helen Pereira dos Santos, de 24 anos, mora na Rua Cristiano Figueiras, e disse já escreveu a filha Nicole Pereira Silva, 8 anos. Ela está no terceiro ano na Escola Oscarina da Costa e a mãe afirma que vê uma oportunidade futura.
"Tenho a expectativa de que ela viva desse fruto e possa a vir no futuro a trabalhar da música, porque não? Espero que a cada dia esse projeto da ASMB possa evoluir minha pequena, nunca vi isso aqui no bairro e estou na torcida de que tudo dê certo", disse a moradora.
Sobre o objetivo do projeto, que se inicia na comunidade, o diretor superintendente da concessionária na região, Sérgio Braga, disse que o movimento faz parte do propósito da Águas do Rio em investir em ações que gerem transformação na vida das pessoas.
Sobre a ASMB - O projeto será conduzido pela Ação Social pela Música do Brasil, amplamente conhecida e respeitada, sob à batuta de profissionais experientes. A Ação Social pela Música do Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos com atuação social inclusiva na promoção da cidadania, por meio da educação musical, para crianças, adolescentes e jovens de comunidades economicamente desfavorecidas, em situação de risco social.
Mais de 12 mil jovens já passaram pela instituição ao longo dos seus 24 anos. Atualmente o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.700 alunos em seu programa socioeducativo e cultural, resultando na redução das desigualdades sociais no Brasil.
Em sua vertente cultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que traduz concretamente o resultado de seu trabalho realizado ao longo dos anos e que possibilita, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.
Em sua vertente cultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que traduz concretamente o resultado de seu trabalho realizado ao longo dos anos e que possibilita, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.
A OSJRJ é composta por jovens de grande talento oriundos de comunidades. Atualmente é a orquestra jovem de maior visibilidade no cenário cultural da cidade do Rio de Janeiro, apresentando excelente qualidade artística musical na execução de programas de altíssimo nível do repertório clássico nacional e internacional.
O sétimo núcleo da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) fica localizado na Associação de Moradores e Amigos do Jardim Catarina, na Rua Fransilvania, nº 1118 - Lote 30, Quadra 153, no Jardim Catarina, São Gonçalo.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.