O espetáculo da Dobra é uma peça gestual, com poucas palavras e muita sonoridade.Divulgação
Publicado 26/04/2023 09:13
Publicidade
O Teatro Municipal de Niterói, vai receber, na sexta-feira (28/4), às 20h, no sábado (29/4), às 19h, e no domingo (30/04), às 18h, a épica história do ser humano no mundo, de maneira irreverente e criativa, no menor palco possível. Esse é Hominus Brasilis. O espetáculo da Dobra é uma peça gestual, com poucas palavras e muita sonoridade. A proposta é recriar, em um palco de 2m², com humor e criatividade, diferentes momentos da trajetória da humanidade, com foco na história do Brasil.
Hominus Brasilis, já foi indicada aos Prêmios Shell 2014 de Melhor Direção e Cesgranrio 2014, na Categoria Especial, pelo estudo do espaço cênico através da plataforma. Já consagrada, realizou temporadas no Estado do Rio de Janeiro, fez turnê pelo Brasil e também pelo mundo, participando de festivais internacionais como o Chicago Physical Festival (EUA / 2016), o FETI – Festival Efímero de Teatro Independiente (Argentina/ 2017), o Beijing Comedy Week (China/ 2017) e o FITA (Festival Internacional de Teatro do Alentejo – Portugal/2019).
A idealizadora do espetáculo, a atriz, diretora e mãe, Helena Marques, destaca que a retomada da peça pós-pandemia, em um cenário de fortalecimento da cultura e da arte, é gratificante e emocionante.
"Essa retomada é simbólica. Estamos prestes a completar 10 anos de Hominus e contar essa história, a nossa história, rever memórias, é algo de grande valia nesse momento pós pandemia", conta Helena.
A diretora ressalta ainda que as pessoas que já assistiram a peça terão a oportunidade de ver novas cenas, que contemplam o período dos últimos tempos, como a pandemia, as mudanças climáticas, e isso tudo só usando corpos e vozes, com quatro atores e oferecendo uma excelente experiência teatral.
"Estou muito feliz de trazermos a peça para Niterói que foi onde tudo começou, e justamente no Theatro Municipal, há 10 anos atrás. Realizar a peça na nossa cidade, a nossa casa, é reconhecer a cidade como um espaço que fomenta e promove políticas públicas voltadas para a arte e a cultura, e isso fortalece não só o nosso setor, mas sobretudo a cidade como um todo", explica Helena.
O espetáculo
Usando somente o corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, quatro atores contam episódios marcantes da trajetória do homem no mundo, desde o nascimento do universo, passando pelas grandes navegações, chegada dos portugueses, fim da escravidão, nascimento da imprensa, guerras mundiais, as eras do cinema, rádio e TV, ditadura militar, fatos políticos marcantes, chegando até os dias atuais com o avanço veloz da tecnologia. Tudo isso em um palco de 2m2!
Publicidade
Leia mais