São Gonçalo Fest: movimentando a economia e recebendo a aprovação dos cidadãos gonçalensesDivulgação/Ascom
Publicado 30/09/2023 10:02
Publicidade
São Gonçalo – A cidade de São Gonçalo mostrou que está à altura das grandes cidades e oferece toda a estrutura necessária para receber megaeventos. Por quatro dias, a Arena São Gonçalo, em Alcântara, foi palco do “São Gonçalo Fest”, realizado pela Dual Produções e com apoio institucional da Prefeitura, em celebração aos 133 anos da cidade. A festa, que não teve gastos públicos com a contratação de artistas, contou com o suporte de centenas de servidores para que tudo funcionasse.
O “São Gonçalo Fest” atraiu uma multidão de gonçalenses e moradores de cidades vizinhas, recebendo artistas de renome internacional, como Seu Jorge, Lexa, João Gomes, Dennis DJ, Raça Negra, sem que houvesse registro de ocorrências policiais ou tumulto no trânsito. O festival conseguiu unir ritmos como samba, pagode, sertanejo, funk, pop, samba-rock e gospel, tudo na mais perfeita harmonia. A aprovação do público também foi positiva. Seja nas ruas ou nas redes sociais da Prefeitura, o gonçalense emitiu elogios sobre a organização e, especialmente, pelo empenho em oferecer uma festa digna ao tamanho da cidade.
“Entendemos que eventos de grande porte realizados na cidade precisam do apoio da Prefeitura para que ocorra tudo dentro do esperado. Graças ao empenho de centenas de servidores conseguimos garantir segurança e uma ida e volta tranquila para o cidadão gonçalense. Além disso, movimentamos a economia local. Por muitos anos, São Gonçalo foi excluído de receber espetáculos, e a maior prejudicada nisso é a população, que precisa ir para outras cidades em busca de lazer. Não podemos mais aceitar isso. Mostramos que estamos prontos para sediar grandes eventos”, destacou o prefeito Capitão Nelson.
COMO FUNCIONOU O EVENTO
Para garantir a segurança de mais de 200 mil pessoas que passaram pela festa durante os quatro dias, a Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de São Gonçalo empenhou mais de 250 agentes da Guarda Municipal, que, junto com policiais militares da Operação Segurança Presente, realizaram o policiamento no entorno da arena, antes, durante e após os eventos.
A Secretaria de Transportes (Semtran) realizou um esquema de trânsito especial, a fim de garantir o fluxo de veículos, sem que o evento tivesse influência negativa do sistema viário da região. Quase 60 agentes da Semtran atuaram desde horas antes da abertura dos portões até a dispersão total do público.
O evento também movimentou a economia da cidade. Vendedores ambulantes puderam vender seus produtos em uma área específica e o movimento de transportes por aplicativo foi intenso, sempre com o auxílio de 51 agentes da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas e da Semtran.
Doze catadores, todos cadastrados na campanha “Limpa São Gonçalo”, da Secretaria de Conservação, trabalharam diretamente na coleta seletiva durante o festival. Juntos, eles coletaram quase duas toneladas de resíduos que foram encaminhados para o Ecoponto do Barro Vermelho. A iniciativa, que além de promover a preservação ao meio ambiente, gerou R$ 4.319,82, no total, aos catadores envolvidos na ação.
Publicidade
Leia mais