Publicado 11/06/2024 07:22
São Gonçalo - Com o objetivo de levar a cultura gonçalense para dentro da escola, o Laboratório de Políticas Públicas Culturais, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), gerido pela ONG Promacom, realizou, na última segunda-feira (10), um dia cultural com artistas de São Gonçalo para os alunos do CIEP 125 Municipalizado Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, em Alcântara.
PublicidadeA atividade contou com oficinas de dança, fotografia, escultura em argila, contação de histórias e horta, além de apresentações de hip hop, teatro e dança. Para o coordenador do projeto, Rodrigo Pinho, é importante levar a universidade e as atividades culturais e artísticas para a comunidade escolar, promovendo uma aproximação com os alunos.
“Sou nascido e criado em uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, Vigário Geral, e eu entendi que a escola poderia ser o centro cultural do meu bairro. Já que eu tive a oportunidade de estar aqui na coordenação do laboratório, eu levei essa proposta para eles. O que eu sinto hoje é que a gente está pulando o muro da escola, só que para o lado de dentro, trazendo referência e atividade lúdica que quebre o cotidiano”, disse o coordenador.
A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, visitou as oficinas e aprovou a iniciativa, já que, para ela, a cultura e a arte são maneiras lúdicas de ensinar. “É muito bom entrar em uma escola e ver todas essas atividades acontecendo, o aluno se diverte, tem acesso a várias manifestações artísticas realizadas por artistas gonçalenses. As oficinas culturais são ótimas ferramentas pedagógicas. Os alunos adoraram”, afirmou a subsecretária.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.