Publicado 02/12/2024 15:08
São Gonçalo - Com o objetivo de dar protagonismo ao aluno da rede municipal de São Gonçalo, falando sobre sua identidade, experiências e cotidiano, além de estimular a leitura e a escrita, nesta sexta-feira (29) aconteceu a culminância do projeto “Escrevivências de Crianças Gonçalenses”, no pátio da Secretaria Municipal de Educação, no Mutondo.
PublicidadeO evento, realizado pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas, foi uma exposição de todos os trabalhos desenvolvidos dentro de 87 escolas, com apresentações culturais e trocas de experiências de alunos e professores. Ao longo do ano, os alunos foram convidados a escrever sobre suas vivências e sentimentos.
“’Escrevivência’ foi um termo cunhado inicialmente por Conceição Evaristo e se remete à fala das mulheres pretas que foram escravizadas e tinham suas falas controladas pelos senhores de escravos. Nós trouxemos para o município o tema de forma ampliada, para dar protagonismo às nossas crianças. Atrelado a isso, nós conseguimos aprimorar a alfabetização discursiva, trabalhando com escrita e narrativas, dando protagonismo ao aluno”, explicou a coordenadora do projeto, Danielle Costa.
A professora Amanda Vannucci, do terceiro ano do Ciep 250 Municipalizado Rosendo Rica Marco, no Gradim, ressaltou que os alunos abraçaram o projeto de forma orgânica, trazendo um retorno muito positivo.
“Com o Escrevivências, fui percebendo que as crianças foram desenvolvendo histórias de uma forma muito espontânea, foram trazendo histórias de casa. Percebi que as crianças foram criando uma autonomia maior para ler e escrever, além de terem uma perspectiva mais positivas sobre suas histórias de vida, partilhando mais do seu cotidiano familiar com a gente”, disse a professora.
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