Publicado 25/06/2025 20:29
São Gonçalo - A cidade de São Gonçalo deu o pontapé inicial na programação do festival “Oxente Sãogonça”, na noite desta terça-feira (24), ao receber o historiador, professor e compositor Luiz Antonio Simas, reconhecido nacionalmente por sua atuação em defesa das culturas populares, em uma palestra gratuita no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro de São Gonçalo.
PublicidadeDurante o evento, Simas destacou a força simbólica das festas dos santos juninos, como São João, Santo Antônio e São Pedro, debatendo suas origens, peculiaridades regionais e importância para a formação cultural do país. Além disso, ele falou sobre São Gonçalo do Amarante, que dá nome ao município. O evento discutiu temas como fé, identidade e celebração. O bate-papo contou com a tradução em libras.
Vinícius Daumas, coordenador do evento, explicou um pouco do conceito do festival Oxente Sãogonça. "São Gonçalo é um celeiro de artistas, produzindo muita cultura. São diversos os artistas que levam o nome da cidade para fora do país. São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do Estado. Então, tudo o que fazemos aqui tem ser grande, como a festa junina, que vai ser não só grande no tamanho, mas também na profundidade do tema. Por isso, hoje, trouxemos o Simas, uma pessoa requisitada quando se fala em cultura popular brasileira. Hoje é um bate-papo e no próximo final de semana será um festejo", afirmou.
O historiador, professor e escritor Luiz Antonio Simas destacou que o bate-papo foi muito proveitoso. "Nossa conversa focou nas festas juninas, na tradição e importância para a cultura brasileira. Estamos abrindo o Oxente Sãogonça com muita reflexão e um bate-papo muito importante quando se fala em cultura junina", disse.
Além da palestra, no início do evento foi feita uma homenagem ao cordelista cearense Zé Salvador, autor de mais de 100 títulos, sendo 18 deles dedicados a São Gonçalo. Ele também é figura central na preservação da memória nordestina no município. Em seu discurso, Zé destacou que se sente um gonçalense de coração. "Eu recebo essa homenagem com muita naturalidade e pé no chão. É uma alegria, estou muito feliz, vim para São Gonçalo em 1977, com 20 anos de idade, e me considero um gonçalense de coração, foi aqui que constitui família e tenho muito orgulho de viver aqui", afirmou.
O festival Oxente Sãogonça é uma realização da Daumas & Daumas Cultura e Bem-Estar, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc e Ministério da Cultura.
Programação continua no fim de semana – Com programação gratuita nos dias 27, 28 e 29 de junho e no dia 5 de julho, no Centro de Tradições Nordestinas, o público poderá curtir shows ao vivo com as bandas Quebra Telha e William Gomes & Tradicional Ervadoce, apresentações com DJs, comidas típicas, brincadeiras interativas, circo temático e concursos de quadrilha. As famílias também poderão aproveitar o “Arraiá do Picadeiro”, uma atração especial com palhaçaria, acrobacias e a participação do Palhaço Topetão e do Malabarista Campello.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.